Remadores dão show no desafio de 72 km no Giro do Guarujá 2025

Compartilhe
Giro do Guarujá 2025
Em sua nona edição, o Giro do Guarujá 2025 reafirma seu lugar como uma das provas mais desafiadoras e transformadoras da vaʻa nacional. Foto: Neto Ilhabela

O mar do outono e o céu azul anunciaram um dia inesquecível para os remadores que participaram da edição 2025 do Giro do Guarujá, realizado no último sábado (17). A largada foi dada às 6h da manhã, em frente ao histórico Forte São João, em Bertioga (SP), ponto de partida para o contorno completo da Ilha de Santo Amaro, mais conhecida como Ilha do Guarujá, num percurso de 72 km.

Apesar do swell baixo, a prova exigiu muito dos competidores, já que as ondulações contrárias, vindas de sul/sudeste, testaram a resistência física e mental dos atletas. O formato da competição foi de revezamento, inclusive nas categorias individuais, que revezaram em duplas.

Giro do Guarujá 2025
Competidores largaram às 6h em frente ao Forte São João, em Bertioga. Foto: Corroh Gomes

No entanto, a dificuldade realmente aumentou na entrada do canal do porto de Santos, onde a maré em vazante passou a atuar contra os remadores, principalmente para as equipes que chegaram ao trecho após a primeira hora de prova. As correntes intensas exigiram estratégia e resistência dos atletas.

Giro do Guarujá 2025
Equipe de OC6 feminina Nalu encara a temida maré vazante na entrada do canal do Porto de Santos. Foto: Neto Ilhabela

Apesar do desafio, o clima era de superação e espírito esportivo. A fita azul da prova ficou com a equipe de V6 Ohana Green, formada majoritariamente por remadores de Ubatuba, que completou os 72 km em 6 horas e 20 minutos. Logo atrás, também em V6, chegou a equipe Free Paddle, de São Paulo capital, com o tempo de 6h25.

Veja também > Não seja como essa competidora!

A lendária equipe Brucutus, a mais antiga da vaʻa brasileira em atividade, ficou com a vitória na OC6 masculina open e o terceiro lugar geral, concluindo o percurso em 6h29. A equipe de Bertioga protagonizou uma disputa intensa com a masculina master, Hoe Mana Sunset, especialmente até a entrada do canal de Bertioga, onde então conseguiu abrir vantagem.

Giro do Guarujá 2025
Ohana Green e Free Paddle confraternizam logo após concluirem o desafio de 72 km. Foto: Corroh Gomes

Na OC1 masculina, os grandes nomes da modalidade Murilo Pinheiro e Marcelo Pato confirmaram o favoritismo e cruzaram em primeiro lugar, com 6h42. Na sequência, vieram Tenison Rodrigues e Renato Big, também de Bertioga, com 6h55.

Giro do Guarujá 2025
Lendária equipe Brucutus comemora mais um pódio em sua longa história. Foto: Corroh Gomes

O destaque da OC2 Master ficou com a equipe Brucutus/BPC, que finalizou a prova em 6h43. Já na V1, a dupla Marinho Cavaco e Rodrigo Barta, única na categoria, completou com um tempo impressionante: 7h26.

Giro do Guarujá 2025
Murilo Pinheiro e Marcelo Pato. Foto: Corroh Gomes

No feminino, a prova também foi de tirar o fôlego. Na OC6, a equipe Nalu, de Santos, ficou com a fita azul feminina, vencendo com 8h53, em um bonito duelo com a equipe santista Hoe Mana Sunset, da categoria Super Master, que cruzou apenas dois minutos depois, com 8h55.

Na OC1 feminina, Priscila e Dani Aguiar mostraram excelente forma e venceram com o tempo de 8h31.

A cerimônia de premiação aconteceu no próprio Forte São João, que teve suas instalações recentemente reformadas, oferecendo um espaço perfeito para a confraternização dos atletas e equipes após um dia intenso de remadas e emoção.

Em sua nona edição, o Giro do Guarujá 2025 reafirma seu lugar como uma das provas mais desafiadoras e transformadoras da vaʻa nacional, onde cada remador sai maior do que entrou.

Giro do Guarujá 2025 – Resultados Oficiais

🏁 OC1 – Open Masculina
1º Murilo/Pato – 6h42
2º Tenison/Renato Big – 6h55
3º Cadu/Douglas – 6h58

🏁 OC1 – Open Feminina
1º Priscila/Dani Aguiar – 8h31
2º Caroline/Maria Clara – 8h52
3º Joana/Luiza – 8h53

🏁 OC1 – Master Masculina
1º Sérgio/Alan – 7h42

🏁 OC1 – Golden Master Masculina
1º João Carlos/Lúcio – 9h10

🏁 V1 – Masculina
1º Cavaco/Barta – 7h26

🏁 OC2 – Master Masculina
1º Brucutus/BPC – 6h43
2º RM Paddle School – 7h41

🏁 OC6 – Open Masculina
1º Brucutus – 6h29

🏁 OC6 – Master Masculina
1º Sunset/Hoe Mana – 6h39

🏁 OC6 – Mista Master
1º Hoe Mana – 8h28

🏁 OC6 – Master Feminina
1º Nalu – 8h53

🏁 OC6 – Super Master Feminina
1º Hoe Mana – 8h55

🏁 V6 – Open Masculina
1º Ohana Green – 6h20
2º Free Paddle – 6h25

Fotos oficiais do Giro do Guarujá 2025 podem ser obtidas através do site da Fotop – clique AQUI.

A 9ª edição do Giro do Guarujá teve o apoi da Prefeitura do Município de Bertioga, Restaurante Sandy, Natuarl Bela perfumes e cosméticos, Dalsan naturallls cosméticos, Brilhe Sereia assesórios e Pousada Flor de Aurora.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe