
Chris Bertish interrompe sua travessia de wing foil rumo ao Havaí
Chris Bertish, que busca se tornar a primeira pessoa a ir da Califórnia ao Havaí usando um wing foil, ... leia mais
No último domingo (27), a expedição de canoa havaiana OC6 “Becker PE x RN” chegou ao seu destino final em Pipa (RN), após percorrer 200 km em quatro dias de navegação entre Pernambuco e Rio Grande do Norte. A jornada, que partiu da praia de Maria Farinha (PE), combinou esporte, conservação ambiental e interação com comunidades locais, incluindo uma ação social em aldeias do povo Potiguara. Abaixo, Igor faz um relato sobre a experiência. Confira:
“Nossa expedição começou na terça-feira, 22, no Iate Clube Cabanga, na praia de Maria Farinha (PE), a bordo da OC6 batizada de “Journey of the Seas”.
Em quatro dias, navegamos 200 km, com paradas estratégicas para registrar os biomas de mangue e corais, além de interagir com a população local, sempre com foco na conscientização ambiental. Também realizamos uma ação social em duas aldeias Potiguara, distribuindo kits básicos de alimentação, higiene e brinquedos para mais de 500 pessoas.
Em troca, fomos presenteados com uma cerimônia chamada Toré, em que crianças e adultos dançam em círculo ao som de instrumentos de percussão, cantando músicas que celebram a natureza e o cotidiano da comunidade. Até os remadores e a equipe de apoio foram convidados a entrar na roda!
O cacique fez um discurso emocionante, agradecendo nossa visita e nos presenteando com cocares e colares confeccionados por eles.
Depois de Baía da Traição, cruzamos a divisa da Paraíba com o Rio Grande do Norte, onde avistamos de perto as dunas e falésias de Baía Formosa, até o destino final: Pipa.
A próxima expedição está marcada para o segundo semestre, com saída de Pipa e chegada em Galinhos.”
Confira mais imagens e relatos sobre a expedição através do Instagram: @igorcanoagem.