
Praia da Almada recebe 3ª etapa do circuito de canoa caiçara em clima de confraternização
3ª etapa do Circuito de Corrida de Canoa Caiçara 2019 aconteceu no último 05 maio, na Praia da Almada, em ... leia mais

O Canoe Club Brasil, liderado pelo capitão Alvaro Gama, possui uma trajetória marcada por dedicação e resultados significativos. O clube teve origem no Huiwa’a Cabo Frio, fundado por Alexandre Batista, que desempenhou um papel importante na introdução da canoa havaiana na Região dos Lagos.
A história do clube começou em 2008, quando Alvaro Gama iniciou seus treinos com Alexandre Batista e Henrique Vogel, (He’e Nalu / Team Mirage). Em 2011, essa equipe representou a associação Cabo Frio Outrigger na Lili’uokalani, uma das maiores competições de canoa havaiana do mundo, realizada no Havaí. Com essa formação de ouro, eles alcançaram vitórias importantes, como o título de campeões brasileiros na categoria estreante em 2009, o 3º lugar na categoria Open, o tetracampeonato estadual e diversos pódios no prestigiado circuito Aloha Spirit Festival, no qual competem desde 2012.

Dessa equipe histórica, surgiram líderes que hoje, ocupam posições de destaque no cenário do esporte: Alvaro Gama leme (Canoe Club Brasil); Murilo Pinheiro (SAMU); Henrique Vogel (Team Mirage); Mauro Batista (treinador da equipe feminina do He’e Nalu); e Laercio Cito, que fixou residência no Havaí e representa o clube local Manu O Ke Kai.
Em 2011, Alexandre Batista foi o primeiro a reconhecer o potencial da Laguna de Araruama para a prática da canoagem e trouxe as primeiras canoas para a cidade. Porém, por razões diversas, o projeto não avançou na época. Entre 2014 e 2018, Alvaro se afastou das competições de canoa para atuar como técnico da Seleção Brasileira de Muay Thai (outra modalidade que possui grande experiência). Em 2018, com o aval de Alexandre, Alvaro retomou a implantação do esporte em Araruama, desta vez com uma estrutura e uma visão mais definidas.

Em 2020, o Canoe Club Brasil estabeleceu sua base na praia da Pontinha, investindo em uma infraestrutura de excelência para oferecer suporte total aos atletas. A base conta com piscina para treinos indoor, estúdio de pilates e musculação, sala de massagem e nutrição, sauna, loja de remos e coletes, e uma área de convivência com lanchonete. Esse investimento proporcionou um espaço ideal para a formação e desenvolvimento dos remadores.
O processo de construção de uma equipe competitiva, no entanto, não foi imediato. Em vez de recrutar atletas experientes, o clube decidiu apostar nos alunos da escolinha, e foi dessa filosofia que surgiu a atual equipe campeã, conhecida como “Equipe Improvável”. Composta por remadores iniciantes de diversas idades e com trajetórias distintas, a equipe, liderada por Alvaro, o único remador experiente do time, superou todas as expectativas.
Com dedicação, consistência e uma mentalidade de superação, a “Equipe Improvável” conquistou o título de campeã do Grand Tour 2024 (BLACK MEDAL) na categoria OC6 Open. Além disso, cada membro da equipe também garantiu a cobiçada “BLACK MEDAL” em suas categorias individuais (OC1) e se destacaram na classificação geral, conquistando 1º, 2º e 3º lugares, e ainda BLACK MEDAL na OC2 Pro.
O Canoe Club Brasil, com sua história e sua equipe formada por uma diversidade improvável, é um exemplo de como o compromisso e a fidelidade as raízes podem resultar em grandes conquistas
*Esta é a primeira de uma série de reportagens especiais que o Aloha Spirit Mídia dedicará aos campeões da BLACK MEDAL, a maior honraria do Grand Tour 2024. Ao longo desta série, vamos explorar as trajetórias inspiradoras, os desafios enfrentados e as conquistas que marcaram os atletas e equipes que se destacaram nesta competição.