
1ª etapa do Estadual de Va’a, em Linhares, marca retomada das competições no ES
Lagoa Nova, em Linhares (ES), foi palco da retomada dos eventos oficiais de Va'a no Espírito Santo com ... leia mais
O Brasil encerrou sua participação nas finais do SUP Sprint 100m do Campeonato Mundial de Stand Up Paddle (SUP) da Federação Internacional de Canoagem (ICF), realizado na sexta-feira (22) em Sarasota, na Flórida (EUA), sem conquistar medalhas.
Oito atletas brasileiros haviam garantido vaga para o decisivo dia de competições: Lena Ribeiro, Scarlett Miranda, Jessika Moah, David Leão e Arthur Santacreu competiram na categoria Open; Thiago Giacomelli na Master 40+; e Américo Pinheiro e Tiago Andrade na Master 50+.
O destaque brasileiro foi Américo Pinheiro, que alcançou a grande final da Master 50+ e terminou na oitava colocação. Já David Leão, atual campeão mundial por outra federação internacional, a ISA, e uma das maiores esperanças do Brasil, ficou pela semifinal na categoria Open.
A prova marcou uma aposta da ICF em substituir o tradicional Sprint de 200m pelo novo formato de 100m, proporcionando finais de alta intensidade. O ucraniano Andrii Kraitor e a norte-americana Katniss Paris foram os primeiros campeões da nova prova.
Kraitor, multicampeão europeu e mundial em Canoe Sprint, dominou a final masculina com um tempo de 23.05 segundos, superando o espanhol Manuel Hoyuela (23.46) e o sul-africano Cameron Tripney (23.67).
No feminino, Katniss Paris conquistou o ouro com 28.32 segundos, seguida por Sey Chelle (28.71) e Alba Alonso (29.24).
Na categoria júnior, a italiana Cecilia Pampinella brilhou na prova feminina, cravando 30.92 segundos para levar o ouro. Hanna Kaminska, da Polônia, ficou com a prata (31.76), enquanto a também italiana Claudia Postiglione levou o bronze (31.97). Entre os homens, o romeno Matei Barbu venceu com 24.22 segundos, superando Nikolaos Malekakis (Grécia) e Unax Etxeberria (Espanha).
Ryohei Yoshida, do Japão, foi o campeão da Master 40+ masculina, com um tempo de 27.49 segundos, à frente do romeno Victor Fedul (28.22) e do húngaro Tomas Lelovits (28.50). No feminino, Giannisa Vecco, do Peru, levou o ouro com 34.94 segundos, seguida pela holandesa Petronella Van Malsen e pela argentina Juliana Gonzalez.
Na Master 50+ masculina, o alemão Peter Weidert venceu em uma disputa acirrada contra o espanhol Marc Foraster, cruzando a linha de chegada apenas 0.13 segundos à frente. O bronze ficou com Packet Casey, dos EUA, com 29.99 segundos.
Entre as mulheres da Master 50+, Anna Little, da Grã-Bretanha, surpreendeu ao derrotar a campeã mundial de 200m de 2023, Penny Tsaoutou, da Grécia, com um tempo de 35.81 segundos. A israelense Dia Hatami completou o pódio.
O Mundial de SUP 2024 segue até o dia 24 de novembro. Neste sábado, 22, serão disputadas as semifinais e finais do Race Técnico com mais uma rodada de medalhas e a esperança de pódio para o Brasil
TRANSMISSÃO AO VIVO – Para quem deseja acompanhar as disputas, a transmissão ao vivo será feita pelo canal Planet Canoe no YouTube, porém, disponível apenas para membros inscritos. O valor de assinatura é de €9,99 ao mês. Para mais informações, clique aqui.