Desafio Yacht 60 Km é cancelado por “incompatibilidade” com Brasileiro de Va’a

Compartilhe
desafio salvador morro de são paulo Desafio Yacht 60 Km
Disputada sem revezamento ao longo de 60km que separam Salvador e Morro de São Paulo, competição vinha sendo realizada anualmente desde 2017. Foto: Reprodução

Em nota oficial, o Yacht Clube da Bahia comunicou o cancelamento do Desafio Yacht 60 Km, inicialmente previsto para ocorrer em 15 de março de 2025. Os organizadores da prova justificaram a medida alegando incompatibilidade entre a realização do evento e as datas do Campeonato Brasileiro de Va’a 2025. As etapas do campeonato nacional, que incluem provas classificatórias para o campeonato mundial, foram marcadas para 8 e 9 de fevereiro (categoria V6) e 29 e 30 de março (categorias V1, V1R, V2R e V3), o que, segundo o clube, prejudicaria a preparação dos atletas para provas de longa distância como os Desafios Yacht.

Veja também > A importância do esporte na relação entre pais e filhos

Em seu comunicado, o Yacht Clube afirmou que a preparação adequada dos atletas para as competições de alto nível, como o Campeonato Brasileiro, é uma prioridade. Em decorrência disso, o clube decidiu manter apenas o Desafio Yacht 40 Km, de Cachoeira a Salinas, reagendando-o para o dia 31 de maio de 2025. A programação multiesportiva do clube será complementada com a realização da primeira etapa do Campeonato Baiano de Va’a, com provas das categorias V1 e V1R, em Morro de São Paulo, no dia 15 de março.

Apesar da justificativa, a mudança não foi bem recebida por todos. Muitos atletas que já haviam investido tempo e recursos em sua preparação para o Desafio Yacht 60 Km expressaram frustração. “Falta de respeito total com os atletas de fora”, comentou uma competidora em uma postagem da organização sobre a decisão, publicada no Instagram. “Inacreditável! Meu time todo está com passagem comprada!”, desabafou outro competidor na mesma postagem.

O Yacht Clube encerrou a nota expressando o desejo de contar com a presença de todos os atletas na prova de 40 Km e na etapa do Campeonato Baiano, destacando que a decisão visa fortalecer a canoagem e oferecer melhores condições de preparo aos atletas, em especial os que buscarão classificação para o mundial.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe