A história do Rema Caraguá

Compartilhe
Rema Caraguá
Equipe feminina da Rema Caraguá durante etapa do Paulista de Va’a. Foto: Arquivo pessoal

A história da Associação Rema Caraguá começa há mais de 30 anos, quando um grupo de amigos se uniu para praticar canoagem oceânica com os primeiros modelos de caiaques, os “surfinhos” da marca Mistral. Eles participaram de diversas competições no mar e em represas paulistas realizando travessias notáveis, como a de Caraguá a Ilhabela. Com o tempo, conquistaram muitos campeonatos e sentiram a necessidade de formalizar sua prática, resultando na fundação de uma Associação para buscar patrocínios e apoio do poder público.

A Associação teve como primeiro nome “Kailoz”, posteriormente, passou a se chamar “Acalino” e, em 2020, adotou o nome “Rema Caraguá”. Essa mudança de nome reflete a evolução e o crescimento do grupo, que busca sempre se adaptar e fortalecer sua identidade dentro da canoagem.

Ao longo dos anos, a canoagem oceânica se tornou o principal esporte dos atletas da associação, que conquistaram títulos paulistas, brasileiros e até participaram de competições mundiais, como a do atleta Edneder Fernandes Soares em Portugal, em 2022. No entanto, com a evolução dos equipamentos e o aumento dos custos associados ao modelo Surfski, a competição se tornou um desafio maior para manter um nível competitivo.

Rema Caraguá
Edneder Fernandes Soares durante o Mundial de Surfski de Portugal, em 2022. Foto: Arquivo pessoal

Foi então que, em 2018, conhecemos a canoa havaiana e enxergamos uma alternativa acessível dentro do remo e dos esportes aquáticos — algo que realmente amamos fazer: remar.

A canoa havaiana permite a participação de seis pessoas, o que ajuda a diluir os custos e atrai cada vez mais remadores para nossa equipe. Com o tempo, esse interesse também despertou uma nova paixão por canoas individuais e duplas, proporcionando ainda mais oportunidades de treinamento e competição. Isso fortaleceu nossa equipe e ampliou as possibilidades para todos os remadores.

Atualmente, a diretoria da Associação é composta pelos irmãos remadores Edivaldo Fernandes Soares, Edneder Fernandes Soares, Elen Fernandes Barbosa e Évina Fernandes Paes, juntamente com Clodoaldo Paes e Fernando de Lima Barbosa. Juntos, eles continuam promovendo a atividade esportiva em Caraguatatuba, mantendo viva a tradição da canoagem oceânica. Além disso, oferecem aulas de stand up paddle e têm explorado novas oportunidades na canoa havaiana nos últimos dois anos.

Rema Caraguá
Mais um pódio! Dessa vez, com a equipe mista no Aloha Spirit festival. Foto: Arquivo pessoal

Embora ainda estejamos nos adaptando ao mundo da va’a, estamos sempre em busca de evolução e aprimoramento. Inspirados pelos grandes mestres do esporte, temos alcançado resultados expressivos nos campeonatos paulistas e festivais como o Aloha Spirit. A Associação Rema Caraguá não é apenas um clube; é uma comunidade apaixonada pelo remo que continua crescendo e se reinventando a cada dia. Juntos, estamos prontos para enfrentar novos desafios e conquistar ainda mais vitórias!

Siga o clube nas redes sociais. Instagram: @remacaragua.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe