Com ouro de David Leão, Brasil brilha no Mundial da ISA

Compartilhe
Mundial de SUP e Paddleboard da ISA 2024
Medalha de ouro de David Leão na prova de Sprint coloca o Brasil para a 7ª colocação no ranking final do Mundial de SUP and Paddleboard da ISA 2024. Foto: Pablo Jimenez

Após enfrentar injustiças e um trabalho de arbitragem questionável nos primeiros dias da competição, a equipe brasileira teve sua redenção com a conquista da medalha de ouro de David Leão na prova de Sprint. Esse resultado trouxe alívio e muita alegria à equipe, além de impulsionar o Brasil para a sétima colocação no ranking final do ISA World SUP and Paddleboard Championship (WSUPPC) 2024, realizado em Copenhague.

A Espanha, por sua vez, celebrou um feito histórico, conquistando pela primeira vez a Medalha de Ouro por Equipe, em um dia emocionante de provas de Sprint de SUP na icônica Biblioteca Real de Copenhague. Alba Frey (ESP) e David Leão (BRA) se consagraram como os novos Campeões Mundiais, trazendo ainda mais brilho à competição.

A vitória de Frey ocorreu na última prova do evento e consolidou a vitória decisiva da equipe espanhola. Após três edições consecutivas levando a prata por equipes, a Espanha finalmente alcançou o topo do pódio, e a comemoração foi intensa, com os atletas mergulhando no mar, ainda vestidos, para celebrar o triunfo. O segundo lugar de Manuel Hoyuela (ESP) na prova masculina somou mais uma medalha à contagem espanhola, elevando o total para 13 medalhas individuais, além da prata no revezamento por equipes.

Mundial de SUP e Paddleboard da ISA 2024
Equipe espanhola comemora seu primeiro título mundial por equipes. Foto: Pablo Franco

A final feminina do Sprint foi marcada por um nível altíssimo, com três das quatro medalhistas de 2023 na disputa. Frey era a única finalista sem medalhas do evento anterior, mas superou a forte concorrência de nomes como Mélanie Lafenetre (FRA), campeã mundial de 2023, além de Mariecarmen Rivera (PUR) e Cecilia Pampinella (ITA), ambas medalhistas em edições anteriores. Confiante de que, se fosse a primeira a contornar a boia, venceria, Frey manteve o controle e conquistou a medalha de ouro. Pampinella ficou com a prata, Rivera garantiu o bronze e Lafenetre levou o cobre.

A brasileira Jessika Moah, vice-campeã mundial em El Salvador (2019), teve uma participação promissora, mas acabou sendo eliminada na semifinal, encerrando sua jornada na competição com a sétima colocação.

Mundial de SUP e Paddleboard da ISA 2024
Jessika Moah parou na semifinal. Foto: Pablo Jimenez

Na final masculina, três dos quatro finalistas já haviam competido juntos em 2022: o dinamarquês Christian “Polar Bear” Andersen, o campeão defensor Noic Garioud (FRA) e David Leão (BRA). A novidade foi Manuel Hoyuela (ESP), que brilhou ao garantir a prata. Andersen, após uma vitória expressiva sobre o campeão mundial de 2019 Claudio Nika (ITA) nas quartas de final, repetiu sua conquista do cobre de 2022. Já Garioud não conseguiu superar Leão e Hoyuela, que largaram bem e executaram as viradas de boia com precisão. David Leão manteve a liderança durante toda a prova e cruzou a linha de chegada com uma performance impecável, garantindo seu primeiro título mundial aos 23 anos de idade.

Este momento é muito especial”, disse Leão. “Trabalhamos muito por muitos anos. Meu primeiro Campeonato Mundial foi aqui na Dinamarca. Foi a minha primeira viagem internacional quando eu era jovem. Então, voltar aqui sete anos depois e ser Campeão Mundial é, com certeza, a confirmação de que o processo vale a pena. Tudo isso, sabe, é uma questão de manter a motivação, trabalhar duro nos nossos sonhos. E quando o dia chega, ele chega.

A equipe japonesa, que tinha a chance de ultrapassar a Espanha no último dia de competição, viu suas esperanças diminuírem quando seus dois principais atletas, Rai Taguchi (JPN) e Rika Okuaki (JPN), foram eliminados nas semifinais do Sprint. Ainda assim, o Japão manteve sua evolução no WSUPPC, conquistando a prata por equipes, após o cobre em 2022 e o bronze em 2023.

A França, que havia levado o ouro por três anos consecutivos, encerrou a competição com a medalha de bronze por equipes, enquanto a prata de Pampinella garantiu à Itália o cobre, superando a Inglaterra por apenas 18 pontos.

Highlights do dia

Resultados Finais:

Equipe
🥇 Espanha
🥈 Japão
🥉 França
🏅 Itália

Prova Feminina de Sprint de SUP
🥇 Alba Frey (ESP)
🥈 Cecilia Pampinella (ITA)
🥉 Mélanie Lafenetre (FRA)
🏅 Mariecarmen Rivera (PUR)

Prova Masculina de Sprint de SUP
🥇 David Leão (BRA)
🥈 Manuel Hoyuela (ESP)
🥉 Noic Garioud (FRA)
🏅 Christian Andersen (DEN)

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe