850 remadores no nacional de va’a da Nova Zelândia
Campeonato nacional de canoagem polinésia da Nova Zelândia, “Waka Ama Long Distance Nationals” registra a ... leia mais
O ISA World SUP & Paddleboard Championship 2024 (WSUPPC) teve sua abertura oficial nessa segunda-feira (16) com o desfile das delegações nacionais nas ruas de Copenhague, Dinamarca. Mais de 180 atletas, representando 41 seleções nacionais, participaram da parada ao longo do porto e dos canais da cidade, carregando com orgulho as bandeiras de seus países.
Entre as delegações, oito equipes fizeram sua estreia na competição, com bandeiras de Letônia, Líbano, Noruega, Escócia, Senegal, Eslováquia, Coreia do Sul e Tailândia sendo exibidas pela primeira vez em uma Parada das Nações do WSUPPC.
A cerimônia seguiu até a Biblioteca Real Pública, onde aconteceu o tradicional Cerimonial das Areias do Mundo, da ISA. Cada equipe nacional foi representada por um atleta, que derramou areia de sua praia local em um único recipiente, simbolizando a união pacífica das nações por meio do surfe. No caso do Brasil, coube a Lena Guimarães e Eri Tenório realizarem o ato.
Em uma apresentação cultural única no esporte, os “SUP Drummers” animaram a multidão criando música utilizando pranchas de SUP como instrumentos, acrescentando um toque especial ao evento.
Os atletas presentes foram representados no palco pelo medalhista de ouro da corrida de SUP Sprint de 2023, Noic Garouid, da França, que fez um juramento de fair play ao lado da oficial da ISA, Andreia Silva. Também subiram ao palco Jens Kristian Lütken, prefeito de Emprego e Integração de Copenhague; Jakob Færch, presidente do Comitê Organizador Local e membro do Comitê Executivo da ISA; e Robert Fasulo, diretor executivo da ISA.
Durante seu discurso, o prefeito Lütken destacou a conexão de Copenhague com o campeonato: “Esse campeonato captura o espírito de Copenhague. Foi uma decisão muito acertada da ISA ao escolher nossa cidade como sede da competição. Aqui, talvez não tenhamos as grandes ondas do Havaí, mas temos um dos portos mais limpos do mundo e algumas das pessoas mais acolhedoras.”
O presidente da ISA, Fernando Aguerre, participou por vídeo, desejando boa sorte aos competidores e reforçando o compromisso da entidade em inserir o SUP nos Jogos Olímpicos: “Continuaremos trabalhando para levar o SUP aos Jogos Olímpicos. Já pedimos para incluir o SUP nos Jogos de Tóquio, em Paris e em Los Angeles, mas continuaremos apoiando essa luta, pois o SUP merece estar nas Olimpíadas.”
As competições começam amanhã no Amager Strandpark, com as provas eliminatórias de SUP Race Técnico, Masculino e Feminino, às 12h (07 horas do horário de Brasília), com transmissão ao vivo. O Brasil será representado na competição por Lena Guimarães, Eri Tenório, Jessica Moah e Guilherme dos Reis.