Niterói recebe Copinha do Inverno de Canoas Havaianas neste domingo

Compartilhe
Copinha do Inverno de Canoas Havaianas
Evento tem por objetivo reunir remadores de todas as idades, incluindo PcDs (pessoas com deficiência) para integrar os diversos clubes de Niterói e outras cidades, além de curiosos que desejam praticar a va’a. Foto: João Paulo Nascimento

A Praia de Charitas, em Niterói, recebe neste domingo, 01 de setembro, centenas de praticantes de canoa polinésia e admiradores do esporte para a Copinha do Inverno, um evento de confraternização, sem competição, que promete repetir o sucesso da edição outono. O objetivo é reunir remadores de todas as idades, incluindo PcDs (pessoas com deficiência) para integrar os diversos clubes de Niterói e outras cidades, além de curiosos que desejam conhecer e praticar a va’a.

 O programa prevê uma mistura animada de todos os clubes de Niterói, tudo com foco na confraternização e em novas amizades. Com premiação para todos os participantes, a Copinha promete uma manhã e uma tarde com muitas atividades na areia da praia de Charitas, com concentração em frente ao quiosque 17, ao lado da garagem subterrânea e em frente ao Casarão de Charitas.

“A Copinha tem como finalidade agregar ainda mais os remadores, sem objetivo de metas. Eles se misturam nas canoas e há um percurso pré-determinado para acelerar a adrenalina. Todos são campeões e ganham medalhas de participação”, explicou Alex Tribuzy, do clube Imbuhy Va’a, acrescentando que o evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

As canoas vão percorrer um trecho de três quilômetros, contornando nas proximidades do Praia Clube São Francisco. O percurso das crianças é de 500 metros. Os participantes pagam taxa de R$ 30 para custear as despesas do evento, inclusive os prêmios.

“O foco é na confraternização. Todos serão premiados e depois, teremos atividades, agitando a praia num dia incrível. Vamos reunir as pessoas que preferem não competir, integrar os clubes e receber novos adeptos ao esporte que remete à qualidade de vida”, explicou Hélio Teixeira, do Niterói Hoe.

Considerada a “capital da va’a brasileira”, Niterói tem cerca de cinco mil remadores em 45 bases (16 somente em Charitas), 80 canoas OC6 (coletivas) e cerca de 200 individuais. Em Charitas, há bases especializadas no atendimento a idosos e PcDs. A cidade mandou dezenas de competidores para o Campeonato Mundial de Va’a Velocidade, que aconteceu em agosto no Havaí, reunindo atletas de todo o mundo.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe