APP World Tour | Arthur Arutkin e Shae Foudy campeões mundiais de SUP Race
Título foi definido no último final de semana, durante a realização do Paris SUP Open, nas águas do Rio ... leia mais
Shell Va’a foi a grande campeã da 33ª edição da Marathona Polynésie la 1ère, primeira grande competição internacional de V6 da temporada 2024 na Polinésia Francesa. Assim como nos anos anteriores, as disputas foram realizadas em duas etapas, totalizando uma travessia de ida e volta de 46 km entre as ilhas de Taiti e Moorea, com possibilidade dos clubes realizarem alterações nos bancos no trecho da volta.
No geral, a prova decorreu sem maiores transtornos, apesar de um atraso de 16 minutos na primeira largada. Mas as equipes anteciparam-se à segunda largada, de Moorea, onde os barcos de apoio respeitaram as regras ambientais, mantendo-se afastados da praia de Temae para preservar o seu delicado ecossistema.
A lendária equipe da canoa amarela liderada por David Tepava teve um começo complicado, concluindo a primeira etapa na quarta colocação. No entanto, na volta, a Shell Va’a “ligou o turbo” para vencer pelo terceiro ano consecutivo a Marathona Polynésie la 1ère.
A Shell Va’a apresentou também novas caras na equipe, e sem a presença de Narai Atger, uma das estrelas da temporada de 2023. Os motivos não foram revelados, mas tudo indica que David Tepava continua apostado em sua estratégia de recrutar novos talentos para sua equipe.
Team OPT, vice-campeã da Marathona Polynésie la 1ère 2024, também apresentou novos remadores e não competiu com uma de suas estrelas, Tutearii Hoatua, que está se recuperando de uma lesão. Atrás deles, na terceira colocação geral no pódio, ficou a equipe Air Tahiti, que havia vencido a primeira etapa da prova, mas não conseguiu frear a “locomotiva amarela” da Shell Va’a no percurso da volta.
Na categoria Master 40, Pirae Va’a levou a melhor. A equipe é comandada por Steeve Teihotaata, que recentemente venceu a Taaroa Race e assim como fez na ocasião, também dedicou o título a seu irmão, Kevin Kouider que faleceu durante a Hawaiki Nui Vaa 2023 após sofrer um enfarte.
Apenas duas equipes femininas competiram na categoria Sênior (equivalente à Open, no Brasil): Varure a Va’a e Ihilani Va’a, que ficou com o título da prova. O dia ainda foi marcado pelas disputas de Para Va’a, juniores e cadetes que puderam participar pelo segundo ano consecutivo da Marathona Polynésie la 1ère competindo em percursos menores. As classificações de todas as categorias e tempos podem ser conferidos no site da Federação Tahitiana Va’a.