
Sobre a transmissão ao vivo do Aloha Spirit Festival
Recordar é viver. E quando a gente olha para trás e vê que o caminho vem sendo muito bem percorrido a ... leia mais
David Leão e Lena Guimarães ficaram de fora do pódio das disputas de SUP Race Técnico dos Jogos Pan-Americanos 2023 realizadas na tarde dessa segunda-feira (30) em Punta de Lobos, na cidade Viña Del Mar, Chile.
A competição seguiu o padrão adotado no Pan de 2019, disputado em Lima, Peru, com os atletas largando da praia e competindo em um circuito de três voltas em boias instaladas ao longo da linha de arrebentação.
A categoria masculina foi a primeira a largar. David Leão figurava entre os favoritos, competindo ao lado de nomes de peso como Connor Baxter (EUA), Itzel Delgado (PER) e Santino Basaldella (ARG).
Atual campeão pan-americano e com diversos títulos em competições internacionais na bagagem, Connor Baxter era apontado como favorito, e na prova de hoje, fez jus ao favoritismo. O havaiano largou bem e assumiu a ponta já na primeira volta, com Itzel Delgado e David Leão disputando a segunda colocação um pouco mais atrás.
As posições se mantiveram as mesmas até a conclusão da penúltima volta, quando Santino Basaldella conseguiu ultrapassar David Leão que não percebeu a aproximação do argentino em uma onda.
Na reta final, Connor conseguiu abrir mais vantagem ainda e cruzou sozinho a linha de chegada para conquistar sua segunda medalha pan-americana. Itzel Delgado veio bem na segunda colocação garantindo a prata para o Peru e Santino Basaldella completou o pódio com a medalha de bronze. David veio logo atrás, em quarto lugar, batendo na trave.
Terminada a disputa masculina foi a vez do SUP Race Tecnico Feminino. Defendendo o ouro no Pan de 2019, Lena Guimarães tinha fortes adversárias, como as veteranas Candice Appleby (EUA), Lina Augaitis (CAN) e Giannisa Vecco (PER), além de duas estrelas em ascensão no universo do stand up paddle: Jennifer Kalmbach (COS) e Mariecarmen Rivera (POT).
Lena largou bem, mas no final de primeira volta se desgarrou das primeiras colocadas Candice Appleby, Mariecarmen Rivera e Jennifer Kalmbach. Na segunda volta, o trio começou aumentar a distância das demais competidoras e a protagonizar uma disputa pelo o ouro entre as três. A liderança era o tempo todo alternada.
A brasileira se manteve na quarta colocação até a penúltima volta, quando então foi surpreendida pela argentina Juliana Gonzalez e pela mexicana Sofia Finer. Enquanto isso, Candice Appleby, fazendo uma prova perfeita, guardou um gás extra para a última volta e, num Sprint preciso, conseguiu deixar para trás a costa-riquenha e a porto-riquenha, cruzando a linha de chegada na primeira colocação e faturando assim mais um ouro para os Estados Unidos.
Jennifer Kalmbach chegou logo em seguida faturando prata e Mariecarmen Rivera fechou o pódio com o ouro. Lena Guimarães não conseguiu se recuperar a tempo e cruzou a linha de chegada na honrosa sexta colocação.
As disputas de SUP Race Técnico encerraram as disputas da modalidade “Surf” nos Jogos Pan-Americanos. Mais cedo, Luiz Diniz e Aline Adisaka conquistaram duas medalhas de prata na modalidade SUP Surf. No total, a equipe brasileira faturou cinco medalhas nessa edição, sendo além das duas pratas de Diniz e Adisaka, um ouro com Tatiana Weston Webb, no Surf Shortboard, mais uma prata com Chloé Calmon e um bronze com Carlos Bahia, ambos no Longboard.
Recordar é viver. E quando a gente olha para trás e vê que o caminho vem sendo muito bem percorrido a ... leia mais
Desafio Marco Zero 20 km une a prática dos esportes a remo à rica cultura cearense em uma competição ao ... leia mais
Ecooutdoor Sports Business anunciou as datas oficiais do campeonato Aloha Spirit Festival Black Medal ... leia mais
Respiração frontal, ou navegação, é um dos fundamentos mais importantes para a boa execução de uma ... leia mais