Após a calmaria, calendário de eventos volta a bombar. Confira:
Já temos 25 eventos de Va’a, SUP, Prone Paddleboard e Surfski confirmados de novembro de 2020 até o final ... leia mais
No último final de semana a Califórnia foi palco de um dos eventos de canoagem polinésia mais tradicionais do mundo, o Catalina Crossing. A primeira edição do evento foi realizada em 1959 por ninguém menos do que Duke Kahanamoku, com equipes de OC6 remando da Ilha de Catalina até a praia de Newport, em uma distância de 30 milhas (48 km aproximadamente). Este ano, a competição contou com a presença da estrelada equipe taitiana da Shell Va’a, competindo ao lado de grandes equipes dos EUA e do Havaí.
O sábado (09) foi dedicado às disputas femininas, que largaram de Newport em direção a Catalina. A equipe de Dana Point, atual campeã mundial de V6 Open, foi a grande campeã do feminino, seguida pela equipe havaiana Kalahui Kai, que ficou em segundo lugar. Ihilani va’a, que tinha cinco mulheres taitianas, entre elas, Vaimiti Maoni e Iloha Eychenne, completou o pódio na terceira colocação.
No domingo foi a vez das 60 equipes masculinas realizarem a prova, porém, no sentido oposto: de Catalina a Newport. Favorita ao título, a Shell Va’a não decepcionou e faturou a primeira colocação em pouco mais de três horas e meia.
Com uma diferença de três minutos, na segunda colocação a equipe havaiana Lahui Kai, que contou com alguns reforços taitianos, entre eles os irmãos Tamaititahio, Paiateuira e Tapuarii, e Keith Vernaudon.
“Resultado positivo para nós, estamos muito felizes pois não foi uma corrida fácil, esperávamos um pouco de downwind. Mas foi uma corrida soberba “, declarou David Tepava, capitão da Shell Va’a.
Atrás dos dois primeiros, a equipe anfitriã, Newport Outrigger Canoe Club, cruzou linha de chegada com quase dez minutos de diferença.