Equipe feminina de Va’a abraça a causa de proteção ao Mico-Leão-Dourado
Equipe feminina do Clube Náutico Cabo Frio está com um stand no Aloha Spirit Saquarema, com uma campanha ... leia mais
A popularização do va’a no litoral do Paraná foi tema de duas grandes reportagens na imprensa paranaense. Uma, veiculada no programa Plug, da RPC (afiliada à TV Globo) e outra publicada no portal E Mais Notícias. Ambas destacando as belezas litorâneas e o trabalho do clube Paraná Hoe, localizado na cidade de Paranaguá.
O clube foi fundado em 2017 pelo remador Johnatha Vaz, natural de Santos (SP), que chegou ao litoral do Paraná há 10 anos e logo percebeu o potencial da região para a prática do esporte.
Segundo conta o fundador do clube Paraná Hoe, a procura pela canoagem como alternativa de atividade física tem crescido muito no litoral do Paraná ao longo dos anos.
Johnatha acredita que esse sucesso se deve ao poder agregador da modalidade, da filosofia do va’a, que prega a união e respeito à natureza, e sobretudo, o poder transformador da canoa havaiana na vida das pessoas.
“Já estamos na cidade de Paranaguá há cinco anos e a canoa havaiana tem mudado a vida de muitas pessoas por aqui com uma ótima aceitação tanto por quem procura uma atividade física ou um passeio diferente na cidade”, revelou Johnatha.
Além do Paraná Hoe, atualmente o litoral do Paraná, que tem cerca de 100 km de extensão, conta com bases do Passaúna Paddle Club em Paranaguá, Ilha do Mel e Caiobá, e CPP, em Pontal do Sul.
Apesar da pequena extensão litorânea (se comparada com outros estados brasileiros), o Paraná possui uma costa profundamente recortada por dois grandes estuários.
Ao sul, o estuário de Guaratuba, e, ao norte, o Complexo Estuarino de Paranaguá (CEP) formado pelas baías de Antonina e Paranaguá (eixo leste x oeste) e baías das Laranjeiras, de Guaraqueçaba e Pinheiros (eixo norte x sul), além do complexo de ilhas no extremo norte, como Ilha do Mel e Superagui, imersas em uma das regiões de Mata Atlântica mais preservadas do Brasil.