Sul-Americano de Surf Adaptado | Brasileiros brilham em Mar del Plata
Competidores brasileiros fazem bonito na Argentina e conquistam quatro medalhas na primeira edição do ... leia mais
Entre os dias 20 ao 22 de janeiro, o atleta argentino Luk Correa realizou um Camp Técnico de stand up paddle, o SUP Camp Mendonza, em El Dique Potrerillos, Mendoza (ARG). O encontro reuniu sessões de treinamento, confraternização e competições de SUP Race.
Corera já realizou acampamentos para remadores em diferentes países. Na etapa Aloha Spirit em Angra dos Reis, ele foi o responsável por trazer atletas do Peru e do Chile para a competição.
El Dique Potrerillos, palco do primeiro Camp Técnico de Luk Correa em 2023, fica localizado em uma represea, a aproximadamente 30 km a sudoeste da capital, em meio à Cordilheira dos Andes a uma altura de cerca de 1.380 metros acima do nível do mar. O lago tem 12 quilômetros de comprimento e três quilômetros de largura.
Sob a assinatura Paddler Company, o Camp tem um formato atrativo e diverso. Nos primeiros dias são feitas palestras técnicas, análise do remo e prática na água. Depois, como evento principal, provas de SUP Race e, para finalizar, uma remada de despedida.
No primeiro dia do Camp foram vivenciados exercícios de manobrabilidade, potência, técnica, viradas, estratégias, entre outros.
Como havia muitos participantes, eles foram divididos em níveis e cada um foi analisado.
Ao final do dia, todos se reuniram na Paddler House do evento para assistir ao pôr do sol nas instalações, tomar um bom chimarrão argentino e dar feedback sobre o que praticaram.
O segundo dia foi intenso, devido às competições de SUP Race. Cansaço e adrenalina marcaram a tônica do sábado.
Foi a primeira competição para muitos que estavam ali, enquanto para outros, mais experientes, o desafio foi de competir a uma altitude de 1380 metros, onde o ar fica mais pesado e o cansaço não demora a aparecer.
Ao todo, foram três provas:
5k Open Masculino
1° Lucas Correa (ARG)
2° Gilbert Solis (CHI)
3°Joaquín Giusti (ARG)
5k Open Feminino
1° Catalina González (CHI)
2° Estefania Lescano (ARG)
3° Sofía Herrán (ARG)
5k Open Masculino Máster
1° Daniel Argañil
2° Adrián Giusti
3° José Luis Álvarez
5k Open Feminino Máster
1° Mariela Álvarez
2.5k Amador Masculino
1° Darío Montivero
2.5k Amador Feminino
1° Julieta Quiroga
2° Agostina Cestoni
3° Guillermina Ceballos
2.5k Amador Feminino Máster
1° Viviana Cavalie
2° Adriana Stoklas
3° Cristina Espinosa
1k Feminino
1° Viviana Cavalie
2° Cristina Espinosa
3° Elsa Braun
1k Masculino
1° Juan Pablo Giusti
2° Lucio Clavero
3° Gonzalo Conna
Para encerrar o dia de competições, foi realizado uma Sunset Party com vista panorâmica do sopé da Cordilheira dos Andes e da Represa Potrerillos. Palco onde foram entregues os prêmios e degustados Vinhos. No momento certo, em que o sol começou a se esconder atrás da montanha, o forno da Pizza foi ligado com um DJ ao fundo.
Um pôr do sol inesquecível que contou com todo o apoio da Prefeitura de Luján de Cuyo em Mendoza, Argentina.
Na manhã do último dia, os remadores foram conduzidos até a margem oposta da represa para encerrar o Camp em grande estilo, com um downwind pelas águas de Potrerillos.
Para Luk Correa, o downwind foi uma “luxuosa experiência de se surfar em meio às águas da represa, empurrado pelo vento, entre as montanhas da Cordilheira. Sem dúvida, uma das maravilhas da experiência vivida no SUP Camp Mendonza”.
O remador argentino informa que há uma agenda com mais três experiências marcadas para 2023.
1º de agosto em Angra dos Reis, Brasil. Aloha Spirit Festival Angra dos Reis. Em outubro, em Coquimbo, Chile: Open Waterman. Evento multidisciplinar e festival de grande renome. E, em novembro, depois do sucesso desta primeira edição, repete-se a experiência do SUP Camp Mendonza, remando entre montanhas na terra do Sol e do bom vinho.
Mais informações podem ser obtidas diretamente com Luk Correa, via direct, pelo Instagram do atleta: @luk_correa_.