Halloween da remada: Bruxas trocam a vassoura pelo remo
2ª edição do Stand Up Paddleboard Witch Paddle reuniu centenas de "Bruxas" para um Halloween da remada em ... leia mais
De 12 a 15 de novembro, na cidade de Porto Belo (SC), litoral norte de Santa Catarina, recebe a 3ª Volta a Ilha de Porto Belo. O evento, organizado pelo Pa’ahana Paddle Club, parte para sua terceira edição consagrado como um verdadeiro festival dedicado à canoagem polinésia, reunindo competições, workshops e palestras.
As competições, realizadas nas modalidades OC1, V1, V3, OC6, OC12 e Parava’a serão realizadas no sábado e domingo (12 e 13).
Na segunda e terça-feira (14 e 15), aproveitando o feriadão, serão realizados remadões e workshops e palestras ligadas à canoagem polinésia e aos esportes náuticos.
Nomes de peso foram confirmados para ministrar as palestras, que serão realizadas na segunda-feira (14), das 14h às 17h (horários sujeitos a alteração), no auditório da Câmara de Vereadores de Porto Belo, localizada na rua Cap. Gualberto Leal Nunes, 330 – Centro.
As palestras e workshops serão gratuitos e abertos ao público, porém, os interessados em participar deverão fazer sua inscrição durante a retirada dos kits no sábado (12) na arena do evento, na Praia Cetral de Porto Belo (acesso pela Rua Capitão Gualberto Leal Nunes ou pela rua da quadra).
Pioneiro do va’a brasileiro e catarinense, Alexey irá conversar sobre o ritual de batismo de uma canoa polinésia. Assuntos como a escolha de um nome, o “mana” de uma canoa e a história relacionada à tradicional cerimônia de batismo serão o foco da palestra de Alexey.
Doutor Geógrafo na área de utilização e conservação dos recursos naturais, Luis explanará sobre a geodiversidade e o patrimônio geológico da zona costeira Catarinense.
Jornalista, diretor de conteúdo da plataforma Aloha Spirit Midia e autor do livro “Raiz, uma viagem pelas origens do surfe, canoa polinésia, stand up paddle e prone paddleboard”, Luciano abordará o histórico do va’a e a conexão dos esportes de matriz polinésia com nossas raízes culturais.
O canoísta que vem percorrendo toda a costa brasileira a bordo de um caiaque oceânico, começou sua extraordinária expedição no dia 17 de fevereiro de 2020, no Oiapoque (AP), está em solo catarinense e, se as condições climáticas permitirem, terá alcançado Porto Belo a tempo de ministrar sua palestra contando detalhes de sua expedição.
Head Coach da seleção brasileira de Remo em Atlanta/96, com três classificações Olímpicas; Barcelona/92, Atlanta/96, Sydney/2000 e especialista em Remo Ergômetro, falará sobre treinamentos, preparação de treinadores e experiências vividas no esporte nacional e internacional.
Os workshops serão realizados no sábado, domingo e segunda-feira na Praia do Centro, em frente à arena do evento. Veja abaixo a programação:
Data: 12/11/22 (sábado)
Horários: 11h00 e 16h00
Duração: 1h
Workshop aberto a toda comunidade.
Sábado dia 12/11 às 12h e 17h e segunda dia 14/11 às 11h.
Colunista do Aloha Spirit Mídia desenvolvedor do Curso Básico de Va’a e instrutor do Tribuzana Va’a, André, durante o workshop, abordará atores internos e externos que causam o huli e procedimentos de recuperação de huli na prática.
Dia 14/11 (segunda-feira) horário a confirmar, na Praia Central de Porto Belo, em frente à arena do evento.
Para mais informações, siga o Instagram oficial do festival: @voltailhadeportobelo: