Condições desafiadoras marcam 1ª etapa do Baiano de SUP Race
Em meio a condições desafiadoras, a Baía de Todos os Santos foi palco da abertura do circuito baiano de ... leia mais
O Brasil mostrou sua força em mais um dia intenso de competição no PASA Games 2022, disputado em Playa Venao, Panamá.
A seleção brasileira é a única que mantém todos seus integrantes classificados na competição e lidera o ranking das nações.
No SUP Wave, seus dois homens, Leo Gimenes e Luiz Diniz, e duas mulheres, Aline Adisaka e Gabi Sztamfater chegaram à grande final, com a qual já garantiram, no mínimo, duas medalhas para o Brasil, além de somar pontos importantes no Ranking geral evento.
A terça-feira (09) foi também a estreia dos atletas das categorias Longboard Masculino e Longboard Feminino, definindo os semifinalistas da modalidade.
Nas Semifinais Femininas de SUP Surf, a pontuação mais alta foi para Gabriela Sztamfater que somou um total de 14,16 pontos com duas ondas de 6,83 e 7,33, com as quais avançou para a grande final, garantindo uma Medalha.
Sztamfater venceu sua compatriota Adine Adisaka, que somou 8,27 pontos e também garantiu sua vaga na final e mais uma medalha para o Brasil. Karen Jacobson do México com 6,96 pontos e Lisette Prado do Equador com 4,9 pontos se despediram do evento.
A Grande Final do SUP Wave Feminino foi composta por:
No SUP Surf Masculino, a melhor pontuação nas Semifinais foi somada por outro brasileiro, Luis Diniz com 15,17. Na segunda posição, Felipe Rodríguez, do México, avançou para a final com 12,47 pontos. Dave de Armas de Porto Rico e Geronimo Roger da Argentina se despediram do evento na terceira e quarta posições, respectivamente.
Finalistas do SUP Wave Masculino:
A categoria Longboard contou com a participação de campeões mundiais e regionais femininos e masculinos, com condições no mar que permitiram a todos os atletas mostrar todo o seu talento e graça nas ondas.
A melhor do dia no Longboard Feminino foi a atual campeã Pan-Americana Chloe Calmon, do Brasil, que somou duas ondas de 6,83 e 7,33 para um total de 14,16 pontos em sua bateria do Round 1.
Chloé venceu Samantha Wilson do Chile que somou 10,90, avançando em segundo lugar e eliminou a atleta olímpica Dominic Barona do Equador que somou 3,40 pontos e em quarto lugar a local Layla Brady do Panamá foi eliminada com 3,23 pontos.
Outros destaques no Longboard foram Atalanta Batista também do Brasil com 13,47 pontos e María Fernanda Reyes do Peru com 14,00 pontos.
As semifinais de Longboard Feminino ficaram definidas da seguinte forma:
Semifinal 1
Semifinal 2
Entre os homens, Jefson Silva do Brasil foi o melhor na categoria Longboard Masculino ao somar a maior pontuação de todo o evento de 17,13, graças a duas ondas de 8,50 e 8,63, batendo César Rondón da Colômbia (8,57 pontos) e José Antepaz da Venezuela (7,73 pontos ), que se despediu do evento.
Outros destaques foram os multicampeões mundiais e pan-americanos Benoit Clemente do Peru (15,83 pontos) e Rodrigo Sphaier do Brasil (15,26 pontos).
Semifinal 1
Semifinal 2
Nesta quarta-feira (10), terceiro dia de competição, serão anunciados os campeões pan-americanos das categorias masculino e feminino de SUP Race Técnico.
20 mulheres e 22 homens percorrerão um circuito três vezes em suas respectivas provas para somar seis quilômetros no total, com trechos de ondas, que exigirão o máximo dos corredores.
A competição continua nesta quarta-feira (10) a partir das 11h00 (horário de Brasília)
Acompanhe o evento ao vivo no pasasurf.org e nos canais Pan Am Sports.