CBVA’A prorroga as inscrições do Brasileiro de Sprint Va’a
CBVAA irá prorrogar o prazo das inscrições para o Brasileiro de Sprint Va'a até às 23h59 do próximo ... leia mais
O SUP Wave brasileiro fez uma excelente estreia na abertura do PASA Games 2022, a décima quinta edição dos Jogos Pan-Americanos de Surf da Associação Pan-Americana de Surf (PASA).
Este evento de surf de estilo olímpico, que acontece nas ondas da Playa Venao, na província de Los Santos, Panamá, deu a largada em boas condições de mar na segunda-feira, 8 de agosto, em um dia totalmente dedicado ao SUP Wave.
Essa modalidade de stand up paddle consiste em atletas que pegam e correm ondas em pé, impulsionando-se com um remo. Ao surfar uma onda, devem seguir os critérios de julgamento para alcançar o maior número possível de pontos.
Os critérios avaliados pelos juízes desta categoria são empenho e grau de dificuldade, manobras progressivas e inovadoras, combinação de manobras grandes, velocidade, força e fluidez dos movimentos do atleta e o uso do remo como ferramenta para conseguir manobras mais radicais.
Com base nesses elementos, cada atleta recebe entre 0,1 a 10 pontos, de acordo com seu desempenho na onda, e tem até 20 minutos para pegar suas ondas. Ao final, somará suas duas maiores pontuações individuais de onda.
Nestes Jogos da PASA, em cada bateria da competição, avançam os dois primeiros lugares, enquanto e o terceiro e quarto colocados são eliminados do evento.
Entre as mulheres, a brasileira Aline Adisaka fez a maior nota do dia, avançando em primeiro lugar em suas duas baterias, enquanto a peruana Vania Torres foi quem obteve a melhor somatória: 14,67 pontos.
Outros destaques do dia nesta categoria foram Gabriela Sztamfater, do Brasil, e Lucía Cosoletto da Argentina.
Agora, Aline e Gabriela se enfrentarão na mesma bateria das semifinais enfrentando Lissete Prado (Equador) e Karen Jacobson (México). Duas atletas avançarão dessa bateria para a final, o que significa que pelo menos uma medalha já está garantida para o Brasil, mas há grande chances de termos as duas na finalíssima.
As semifinais femininas do SUP Surf foram compostas por:
Semi 1
Semi 2
Na categoria SUP Surf Masculino, os atletas do Brasil também deram show, mas foi o mexicano Felipe Rodríguez quem obteve as melhores notas duas fases disputadas até o momento nesta categoria.
Rodríguez somou uma pontuação total de 16,67 pontos graças às suas excelentes ondas individuais de 9,00 e 7,67 pontos, ficando à frente do atual campeão brasileiro Leonardo Gimenes, que somou 13,16 pontos, garantindo também uma vaga para as semis, e Maxi Prenski, da Argentina, que se despediu do evento com uma pontuação total de 6,07.
Outros destaques do dia foram Tamil Martino, do Peru, que somou 13,6 pontos, e Luis Diniz, do Brasil, que somou 12,9 pontos.
As semifinais foram compostas por:
Semi 1
Semi 2
O PASA Games 2022 continua nesta terça-feira, 9 de agosto, a partir das 8h (horário do Panamá) com:
2ª Rodada Longboard Masculina Acompanhe o evento em www.pasasurf.org e no aplicativo e canais Pan Am Sports.
Cronograma PASA 2022 – AQUI.