Federação Francesa confirma possível inclusão do SUP nas Olimpíadas de 2024
Diretor da Federação Francesa de Surf confirma possibilidade de inclusão do SUP nos Jogos Olímpicos de ... leia mais
Te Aito, a maior prova de V1 do mundo, prepara sua 34ª edição neste final de semana, dias 24 e 25 de junho (sexta e sábado).
Os organizadores confirmaram a participação de mais de 1.000 remadores na prova, que faz uma das largadas mais espetaculares do va’a mundial na ilha de Taiti, Polinésia Francesa
O primeiro dia da Te Aito, na sexta-feira (24) será dedicado às provas de juniores (U19), com largada em Taure’a. O percurso será de 19 km entre a praia de Taaone, em Papeete, e chegada em Aorai Tini Hau.
Na edição anterior, num percurso um pouco mais curto (14 km), o jovem Taputuura Delpuech foi o grande campeão com o tempo de 1h01’07, vencendo dois favoritos, Keoni Sulpice e Tauhere Pirato, remadores da equipe Shell Va’a.
No sábado (25) será a vez das categorias Sênior (conhecida como Open, no Brasil) e Veteranos (Máster e Super Máster), competindo em uma raia de 28km, com largada em Aorai Tini Hau rumo à Papeete retornando a Aorai Tini Hau.
No ano passado, Steeve Teihotaata foi o grande campeão da Te Aito, após um sprint espetacular à frente de seu rival, Kevin Céran-Jérusalémy, concluindo o desafio em 2h03’17.
Um mês após a famosa corrida de Te Aito, os 100 melhores se enfrentarão para uma 2ª rodada: a travessia Moorea – Taiti! 35 km de corrida feroz para conquistar o título de Super Aito.
UM BRASILEIRO NA TE AITO 2022 – O veterano Mauro Fernandes, o “Maurão”, remador da MPS de Niterói (RJ), viajou ao Taiti para competir na categoria Super Máster da Te Aito.
Ele será o convidado do programa Resenha da Semana da próxima segunda-feira (27), onde irá contar os detalhes de sua participação na maior prova de V1 do mundo.
Criada nos anos 1980 por Charley Maitere e Mara Aitamai, a Te Aito tonou-se, ao longo dos anos, a maior e mais importante prova de V1 do mundo.
A dupla criou um ousado e inovador desafio de maratona de 15 km em V1, um tipo de prova então inexistente na Polinésia Francesa, com percurso na lagoa e no mar.
Até então, as competições de V1 na Polinésia Francesa raramente ultrapassavam os 4 km de distância e eram realizadas somente em águas abrigadas.
A 1ª edição organizada em 1988 reuniu 89 participantes. No 2º ano, a prova juntou 175. A partir de 2017, em a sua 30ª edição, a Te Aito ultrapassou a marca de mais de 1000 atletas inscritos, tornando-se o maior evento de remada individual do mundo.