Remador de 75 anos morre ao tentar atravessar o Atlântico
Remador francês de 75 anos morre tentando cruzar o Oceano Atlântico. O corpo foi encontrado no sábado ... leia mais
Em junho do ano passado, Cyril Derreumaux, um remador francês radicado nos EUA, partiu da Baía de São Francisco, na Califórnia, rumo ao Havaí a bordo de um caiaque transoceânico de 23 pés de comprimento.
Essa travessia a remo solo, foi completada apenas duas vezes antes – primeiro por Ed Gillet em 1987 e depois por Antonio de la Rosa, a bordo de um SUP transoceânico, em 2019.
Cyril estivama concluir o trajeto em aproximandamente dois meses, contudo, apenas uma semana após a partida, o remador passou a enfrentrar uma série de problemas.
As condições do oceano se tornaram cada vez mais difíceis, com ventos de 55-65 km/h e ondas de 4,5 m castigando sua embarcação sem parar. Derreumaux tentou lançar sua âncora marítima, e fixar uma posição, mas seu equipamento falhou. Sem ter o que fazer, abrigou-se no interior de sua cabine enquanto era violentamente sacudido pelas ondas por horas a fio.
Quando a água começou a vazar dentro da cabine, Cyril entendeu que não seria mais possível seguir viagem e então acionou a Guarda Costeira dos EUA para o resgate.
Apesar da frustração por não ter realizado o desafio, Cyril Derreumaux deixou claro que não desistiria do projeto. Agora, quase um ano após a primeira tentativa, ele diz que está pronto para voltar para água.
Derreumaux planeja começar a travessia em junho deste ano fazendo basicamente o mesmo trajeto de 2021.
Ele espera completar o desafio em 60-70 dias, se o tempo permitir. Começando cada dia ao nascer do sol, ele remará por 4-5 horas, parando apenas para o almoço, depois rema por mais 4-5 horas ou mais. Durante a noite, Cyril planeja acordar a cada 2 horas para verificar o barco.
Todos os detalhes sobre sua partida e expedição podem ser conferidos no site oficial da travessia solokayaktohawaii.com e também através do Instagram de Cyril: @cyrildx.