Tríplice Coroa de Downwind | Dia de testar os equipamentos
Competidores fazem os últimos ajustes em seus equipamentos para o início da Spot Paddle, primeira parada ... leia mais
O SUP é responsável por atrair o maior número de atletas para o Aloha Spirit. Na última edição, que aconteceu entre os dias 11 a 13 de março, a modalidade reuniu mais de 400 competidores nas mais diversas categorias e, para as próximas etapas, que serão em em Angra dos Reis, nos dias 17 a 19 de junho, e em Saquarema, nos dias 19 a 21 de agosto, o festival contará com uma série de novidades que trazem ainda mais importância ao esporte.
Em parceria com a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) as provas do Aloha Spirit Angra dos Reis e Saquarema das categorias profissionais de SUP longa distância, race técnico, sprint, SUP Wave e prone paddleboard, valerão vagas diretas ou como somatório nas seletivas para o mundial da ISA, que acontece no final de outubro. Além disso, a etapa de Angra dos Reis também definirá as vagas para o PASA, a associação pan-americana de surf, que terá disputas em 24 a 31 de julho.
Américo Pinheiro, diretor de prova do Aloha Spirit que agora também é diretor de Stand Up Paddle da CBSurf, explicou exatamente como a novidade vai funcionar e como os caminhos serão estabelecidos em cada uma dessas modalidades.
As modalidades do Pasa envolvem surf, SUP Wave, longboard e SUP Race técnico. O Aloha Spirit vai servir apenas para definir as vagas do Race técnico.
SUP Race técnico: O Aloha Spirit Angra dos Reis é seletiva única para o Pasa e estará valendo uma vaga para o profissional masculino e uma para o feminino. “Estamos decidindo só uma vaga no Aloha Spirit, porque já temos os campeões do último Circuito Brasileiro que foram Luiz Guida Animal e Lena Guimarães Ribeiro que já estão com vagas garantidas“, conta sobre os atletas que já estão classificados para o Pasa.
O Aloha Spirit Angra dos Reis será a primeira etapa da seletiva para o ISA Games nas provas de longa distância e de race técnico. Já a prova profissional de Sprint do festival, que acontecerá na sexta-feira 17 de junho, será a disputa decisiva para a única vaga do masculino e única vaga do feminino no mundial.
Sprint: O Aloha Spirit Angra dos Reis é seletiva única para o Sprint no ISA Games e decidirá uma vaga para o profissional masculino e uma para o feminino.
SUP Longa distância: Serão definidas uma vaga no masculino e 2 vagas no feminino que serão definidas pelo somatório das etapas do Aloha Spirit Angra dos Reis e do Aloha Spirit Saquarema. Além disso, a etapa de Saquarema será válida como critério de desempate. “Se um atleta fica em primeiro em Angra e em segundo em Saquarema e outro atleta ficar em segundo em Angra e em primeiro em Saquarema, leva a vaga o que venceu em Saquarema“, explica Américo.
Race técnico: A seletiva para o race técnico será exatamente igual a do longa distância. No Aloha Spirit serão definidas mais duas vagas no masculino e mais uma vaga no feminino que dependem do somatório nas etapas de Angra dos Reis e Saquarema. O evento de Saquarema também será válido como critério de desempate da mesma forma como no longa distância.
SUP Wave: Serão definidas uma vaga no masculino e uma vaga no feminino que dependem do somatório de três eventos diferentes da modalidade. São eles, um em Sergipe, um na Paraíba, além da etapa de Saquarema do Aloha Spirit. Aline Adisaka e Leo Gimenes já estão
Prone Paddleboard: Serão definidas uma vaga no masculino e uma no feminino de Race técnico e mais uma no masculino e uma no feminino de longa distância. A seletiva será única no Aloha Spirit Saquarema.
Júnior: O Brasil vai enviar para o ISA Games um atleta do masculino e uma atleta do feminino de Race técnico júnior. As vagas serão decididas pelo somatório nas etapas do Aloha Spirit de Angra dos Reis e Saquarema.
Além de todas essas novidades, até o dia 16 de maio será definido se o Aloha Spirit Angra dos Reis será parte do circuito brasileiro de SUP. A questão ainda não foi concretizada devido aos problemas de justiça e de eleições da CBSurf dos últimos dois anos.
“A gente não consegue receber verba ainda por conta da prestação de contas do antigo governo e com isso atrasou um monte de coisa“, explica Américo. No entanto, ele está otimista e acredita que será possível incrementar a prova como etapa do brasileiro. “A gente acredita muito que vai conseguir, mas a gente só coloca como brasileiro se conseguir a verba de premiação“, conta ele. “Ainda sim, o evento não perde a importância por ser seletiva para todos esses outros eventos”, finaliza.
O circuito 2022 começou em Ilhabela nos dias 11, 12 e 13 de março. A segunda etapa chega pela primeira vez em Angra dos Reis, nos dias 17, 18 e 19 de junho, depois segue para a terceira em Saquarema nos dias 19, 20 e 21 de agosto, e, por último, o circuito se encerra em Niterói nos dias 23, 24 e 25 de setembro.
O Aloha Spirit Festival tem a produção da Ecooutdoor Sports Business. Para mais informações acesse alohaspirit.com.br.