PASA 2018 | Brasileiros dão show de surfe em dia intenso de disputas
Atletas do Brasil tem dia intenso e muito produtivo no Pan-Americano de Surfe e SUP com direito a vagas ... leia mais
O Aloha Spirit Festival está de volta após dois anos de espera. O super evento de esportes de água abriu sua primeira edição de 2022 na última sexta-feira, 11 de março, com arena montada na praia do Perequê, em Ilhabela (SP).
A abertura do Aloha Spirit foi marcada por uma série de atrações, como clínica de paddleboard misntrada por Patrick Winkler, um bate-papo de João Castro com Luciano Meneghello, autor do livro Raiz, sobre as origens dos esportes de matriz polinésia e uma incrível apresentação de dança havaiana comandada por Georgia Michelucci, encerrando o primeiro do festival em grande estilo.
No sábado (12), mais de mil competidores se encontraram na arena no evento para uma série de disputas nas modalidades: SUP Race, Prone Paddleboard, Surfski, Va’a, Natação e Apneia.
As disputas de OC6 amador máster abriram a rodada de disputas. Ao todo, 25 provas foram realizadas ao longo do dia, separadas entre as seis modalidades do evento.
Ou seja, prato cheio para quem estava com muitas saudades dos festivais de esportes de água.
Nesse sentido, vale destacar a prova de hoje de SUP Race do Aloha Spirit Ilhabela. Valendo como classificatória para o circuito mundial de stand up paddle da APP World Tour, a competição atraiu remadores de várias partes do Brasil e da América Latina, como Argentina, Chile e Peru.
David Leão (BA) e Lena Guimarães (RJ) foram os grandes campeões da disputa de 10 km, que teve transmissão ao vivo pela Aloha TV no canal Aloha Spirit Mídia do YouTube.
A disputa teve a participação de cerca de 400 competidores, juntando-se o prone paddleboard, que largou junto e teve a vitória de Patrick Winkler (SP) e Catarina Ganzeli (SP) na categoria Profissional.
Para muitos, esta prova de SUP Race do Aloha sinalizou uma retomada da modalidade no Brasil, que atravessou uma fase de carência, com poucos eventos realizados, ao longo dos últimos anos, agravada pela crise gerada pela pandemia de covid-19.
Era nítida a alegria dos competidores de SUP por estarem fazendo parte do evento em meio a tantos atletas.
Após o SUP, mais uma série de disputas foram realizadas ao longo da tarde e vale destacar a estreia da equipe Kids de OC-6, que pela primeira vez passou a fazer parte das categorias de va’a.
Apenas uma equipe participou da prova, a Farol Va’a, de Santos (SP), contudo, a garotada fez bonito, remando 4 km com muita vontade, para marcar um acontecimento de muito importância para a renovação do esporte, além de toda carga de representatividade da participação em si.
Todos os resultados de todas as categorias podem ser conferidos no APP do Aloha Spirit Festival, disponível para donwload AQUI.
Neste domingo (13) a prova de Natação águas abertas Revezamento 2 x 600m e Canoa OC6 Profissional abrem o dia de disputa.
Válida pela Copa Brasil Va’a, a competição de OC-6 será transmitida ao vivo pela Aloha TV no canal Aloha Spirit Mídia do YouTube. Às 11h, a prova de SUP Race Técnico também será transmitida ao vivo pelo canal.
Neste domingo (13) também será realizada a primeira edição da Expedição Aloha Spirit Ilhabela.