O SUP brasileiro cresce com a participação nos Jogos Sul-Americanos de Praia
A brilhante participação da equipe brasileira nos Jogos Sul-Americanos de Praia nos aproxima do COB e ... leia mais
No último domingo, 16 de dezembro, após uma semana de chuvas intensas no litoral paulista, o sol brilhou forte no Canto do Forte, que serviu de palco para a realização da primeira edição do Festival Aquático de Praia Grande, envolvendo as modalidades de stand up paddle (SUP race), natação e caiaque.
Mais de cem competidores participaram de um evento que não foi apenas esportivo, mas também uma ação solidária que contou com a participação de atletas comprometidos com o bem-estar do próximo e que, no ato da inscrição doavam duas latas de leite em pó ao Fundo Social de Praia Grande
A primeira largada foi referente aos participantes de caiaque, logo depois, os atletas de SUP race prepararam-se para o início e foram orientados sobre o percurso pelo diretor técnico da prova, Karl Stricker, sobre a virada de boia, a chegada ao término da prova e a necessidade de bater o sino.
Lado a lado, nomes conhecidos do Circuito Paulista e Brasileiro, tais como André Paiva, Tiago Cordeiro, Ulisses Bicudo, Arlindo Fiorentino, Maria Campos, Renato Contini, Walfrid Stuckus, Marcelo Neto, entre inúmeros outros que esperavam apenas o sinal de largada para envergar o remo como se não houvesse amanhã, vencendo os 3 km que separavam o início e o término da prova.
André Paiva, caiçara de São Vicente, detentor de inúmeros títulos, tais como. Campeão Paulista categoria Master de 2020 e campeão do 4º Festival Brasileiro de Remada, entre outros inúmeros títulos, foi o primeiro a finalizar os 3 km e tocar o sino, sagrando-se campeão da prova.
Tiago Cordeiro, ex-atleta de ginástica olímpica, árbitro internacional da modalidade, campeão Paulista Master 2021, foi o segundo colocado, sendo seguido de perto pelo atleta Ulisses Bicudo, integrante do Sup Extremo, projeto de conscientização ambiental que envolve a realização de longas remadas de stand up paddle, idealizado pelo atleta de Santos, Caio Coutinho.
No feminino, a atleta de Sorocaba, Maria Campos, foi a grande campeã. Somando mais um excelente resultado em sua trajetória como atleta. Ela que já havia sido campeã na categoria máster no 4 Festival Brasileiro de Remada, campeã da categoria máster no Paulista de SUP 2021, veio para bater o sino confirmando seu favoritismo. Na segunda colocação, Laís, da Rema Forte de Praia Grande, e na terceira colocação, Juliana de Jesus, fecharam o pódio.
Encerrando o evento, os nadadores lançaram-se ao mar para vencer os 1000 metros de uma prova com uma chegada digna de um roteiro cinematográfico, com nadadores disputando braçada por braçada.
Ao final de tudo, ficou a certeza de que o esporte, além de proporcionar um espetáculo incrível ao público presente ao Canto do Forte na Praia Grande, cumpriu o seu papel social com a arrecadação de quase 200 latas de leite em pó ao Fundo Social da cidade.