CBSurf convoca atletas do SUP para filiação
Por meio de nota oficial, Confederação Brasileira de Surf – CBSurf, torna oficial a filiação de atletas ... leia mais
Na última semana, três remadores de stand up paddle morreram afogados após serem surpreendidos pela correnteza do rio Cleddau, próximo à cidade de Haverfordwest, no País de Gales, Reino Unido.
Eles estavam em um grupo de nove remadores, que descia o rio em uma expedição de final de semana, quando foram surpreendidos por um desnível provocado por uma barragem, criando um forte redemoinho. Nesse momento, vários acabaram caindo na água, ficando presos na corrente.
Três mulheres acabaram ficando submersas na corrente, e foi então que Paul O’Dwyer, um militar da reserva que participava da expedição, foi em socorro das vítimas.
Infelizmente, Morgan Rogers e Nicola Wheatley, acabaram morrendo afogadas juntamente com Paul O’Dwyer. A terceira mulher, não identificada, foi resgatada com vida, mas permanece internada em estado grave. 30 bombeiros participaram da operação de resgate e ajudaram a salvar mais cinco pessoas sem maior gravidade.
Uma forte chuva no dia da tragédia fez com que o volume de água do rio aumentasse abruptamente, o que acabou por tornar extremamente forte a correnteza no trecho da barragem.
Segundo testemunho ao jornal The Guardian, Vickie Mckinven, que participava da expedição, o grupo tinha conhecimento da previsão da chuva. Por esse motivo, ela, e mais alguns participantes, optaram por não continuar, enquanto outra parte seguiu em frente. Mckinven ressaltou que todos eram remadores experientes e estavam acostumados a realizar esse tipo de expedições aos finais de semana.
Paul O’Dwyer, que se lançou heroicamente nas águas para tentar salvar suas colegas, tinha 42 anos, e mantinha uma rotina ativa na prática de esportes, sendo campeão militar britânico de surf, jogador de rugby e maratonista.
Recentemente ele havia remado de stand up paddle por 100 milhas (cerca de 180 km), em 21 horas, para arrecadar dinheiro para a realização de exames cardíacos a pessoas sem dinheiro para realiza-los. Paul também ajudou a criar uma instituição de caridade chamada Sa1ute para apoiar veteranos de guerra.
A polícia agora investiga as causas do acidente e pediu ao público que relata qualquer informação ou enviasse possíveis imagens de vídeo.
Com informações de The Guardian.