1º SUP On: Remadores testam a raia de Montenegro (RS)
1º SUP On: raia do Porto de Laranjeiras, em Montenegro (RS) recebe visita de remadores para ... leia mais
No último sábado (25) grandes equipes de va’a do Brasil testaram suas forças para a quinta e penúltima etapa da Tríplice Coroa, o campeonato nacional de canoagem polinésia longa distância, Ilha Grande Va’a 2021.
A competição foi realizada dentro de um circuito de 31 km, sem revezamento, com as equipes de OC-6, V6 e V3 largando na Vila do Abraão, seguindo em direção à bela praia da Lagoa Azul, para em seguida, retornarem ao ponto de partida.
Foi também o evento com a maior premiação dentro da Tríplice Coroa: R$12.000,00, tornando-a etapa com maior pontuação do circuito.
As equipes favoritas mostraram sua força: Kahu, no Feminino, e Team Mirage He’e Nalu, no Masculino, foram as primeiras equipes da Open, por gênero, a cruzar a linha de chegada entre todas as categorias.
Ambas liderando de ponta a ponta para conquistar a vitória de forma consistente. Team Mirage He’e Nalu terminou a prova após 2:26:27, colocando uma diferença de dez minutos sobre a vice-campeã, Ubatuba Hoe, uma das equipes que mais tem evoluído em 2021, que terminou o desafio com o tempo de 2:36:15.
Na terceira colocação, mostrando na prática o bom trabalho que vem sendo desempenhado pelo clube do litoral norte paulista, o time B da Ubatuba Hoe (2:40:21) e, fechando pódio na quarta colocação, a brava equipe Búzios, Hui Hoa, que precisou substituir o voga poucos dias antes da Ilha Grande Va’a concluindo a prova em 2:41:29.
Na Open Feminino, que teve a participação de três equipes, Kahu Paddle Club fez uma prova mais impressionante ainda do que a sua equivalente no Masculino.
As remadoras da equipe carioca completaram a prova em 2:59:10. Ilha Grande Va’a garantiu o vice-campeonato com o tempo de 3:06:26 e, fechando o pódio, Free Va’a Ilha Grande com o tempo de 3:29:43.
Na Mista Open, uma das categorias mais disputadas do circuito, a briga pelo pódio foi mais acirrada, com MacKnight Paddle School conquistando a primeira colocação com o tempo de 2:43:34 e Sampa Canoe Club, em segundo, com o tempo de 02:49:02.
Completando o pódio da Open Mista, Mare’are’a Va’a, em terceiro (03:07:53) e Ilha Grande Va’a fazendo as honras da casa, em quarto lugar (03:08:53).
Falando em disputas, a maior rivalidade de Tríplice Coroa de 2021 sem dúvidas está acontecendo na Super Master masculino entre Carioca Va’a e Sampa Canoe Club.
No entanto, dessa vez, ao contrário de todas as provas anteriores, em que ambas as equipes chegaram praticamente empatadas, os cariocas conseguiram imprimir um forte ritmo à disputa, abrindo boa vantagem sobre os paulistas, para vencer a prova com o tempo de 2:42:57.
Sampa Canoe Clube ficou com a prata, com o tempo de 2:48:24, Base Jurema Italo Va’a garantiu a medalha de bronze (2:54:06) e Vibe Ocean fechou o pódio na quarta colocação em 2:57:17.
Entre as mulheres da Super Master, apenas uma equipe competiu, a Marae Va’a, mas que, no entanto, remou forte, concluindo o desafio dos 31 km em 3:17:08.
Na Máster OC-6 Feminino, ascúnicas equipes da categoria, Aloha Spirt Team e Brava’a, travaram uma bela disputa, com Aloha Spirit Team conquistando a primeira colocação em 3:18:41, enquanto Brava’a ficou com prata com o tempo de 3:20:09.
Já entre os homens da Máster, apenas uma equipe, Esquilo Sports, que não aliviou e remou forte, fazendo a prova em 2:52:33.
Na V3, mais um pódio para Ubatuba Hoe, vencendo a disputa com tempo de 03:24:06. Vela Jovem Macaé, outro clube que evolui a passos largos em 2021 (ou, melhor dizendo, a remadas largas!), ficou com a medalha de prata, com o tempo de 03:24:40.
Na V6, modalidade na qual seriam definidos os campeões da Tríplice Coroa de 2021, uma disputa de “gente grande” entre Ilha Grande Va’a e Rio Va’a.
Por ser esta a última etapa do ano para a V6, a primeira colocação seria importantíssima na conquista do título.
Liderando o circuito até o momento, Ilha Grande Va’a vinha em uma posição favorável, precisando de uma segunda colocação na prova para garantir o título.
Mesmo assim, a equipe da Rio Va’a fez sua parte e teve uma participação fortíssima na prova, ficando com a vice colocação geral, atrás apenas da Team Mirage He’e Nalu, vencendo a V6 Open com o tempo de 2:33:25.
Ilha Grande Va’a, porém, não vacilou e também fez uma prova excelente, ficando com a segunda colocação após 2:06:15 de prova.
Amigos da Canoa ficou em terceiro lugar, com o tempo de 2:41:11 e Free Va’a Ilha Grande completou o pódio na quarta colocação (2:47:56).
Com a segunda colocação garantida, Ilha Grande Va’a garantiu o título da V6 na temporada de 2021 do campeonato nacional de canoagem polinésia longa distância, Tríplice Coroa.
O ranking atualizado de todas as categorias será publicado nos próximos dias em triplicecoroa.com.br.
Agora todas as atenções se voltam para a VIBE 2021, última etapa da Tríplice Coroa, que acontecerá no dia 04 de dezembro, em Ilhabela (SP), ocasião em que serão conhecidos os demais campeões da temporada.