KOPA 2018 | Guilherme dos Reis de volta ao jogo
Guilherme dos Reis, atual campeão brasileiro profissional de SUP Race, fala sobre a expectativa de ... leia mais
Na manhã deste sábado, 7 de agosto, a orla da cidade do Rio de Janeiro mais uma vez ganhou um colorido especial com a presença de remadores para as disputas do desafio Do Leme ao Pontal.
Só que, dessa vez, ao invés das equipes de OC-6, V6 e V3, entraram em cena 200 remadores individuais, entre homens e mulheres, nas modalidades stand up paddle, surfski, prone paddleboard e canoagem polinésia (V1 e OC-1).
O dia amanheceu em condições excelentes, com temperaturas amenas, pouco vento e ondulação favorável, e tudo levava a crer que os competidores teriam vida fácil ao longo dos 30 quilômetros de prova, da praia do Leme ao Pontal.
Porém, aproximadamente na metade da prova, um vento maral passou a soprar com mais intensidade, alcançando os competidores pela lateral. Esse tipo de vento, mesmo sem muita força, torna a remada bem mais técnica, uma vez que obriga o competidor a remar muito mais por um lado do que do outro, para manter o curso paralelo à praia.
“As condições de clima estavam muito boas, não estava muito quente e o vento estava bem alinhado, só que, mais para o final, começou a soprar um vento lateral e as ondulações aumentaram, e os últimos quilômetros foram bem doídos e eu remei quase uma hora praticamente só de um lado, mas, também consegui surfar bem as ondulações e isso me ajudou a ultrapassar muita gente. Foi uma prova dura, mas divertida também”, conta Lena Guimarães Ribeiro (RJ), campeã no stand up paddle feminino.
Nessa mesma modalidade, Luiz Guida “Animal” (SP), foi o vencedor entre os homens, com Kuko Santos (BA) na segunda colocação e o veterano Luiz Clauidio Huka (SP) em terceiro.
Já o “fita azul” da prova foi Luiz Wagner Pecoraro (RJ), remando de surfski ele foi o primeiro entre todos os competidores a terminar a prova. Entre as mulheres da canoagem oceânica, Rafaela Nascimento (RJ) foi a primeira colocada no Surfski.
Na OC-1, vitória de Murilo Pinheiro que travou uma bela batalha contra Maxwell Coutinho pela primeira colocação da prova. Entre as mulheres, vitória da multicampeã Marta Terra (RJ).
Na modalidade V1, Robert Almeida (SP) foi o primeiro a cruzar a linha de chegada entre os homens e Vanessa Veloso Soares entre as mulheres, enquanto Patrick Winkler foi o grande campeão da Prone Paddleboard.
Os resultados e tempos de todas as categorias e modalidades serão divulgados através do site oficial do evento: ecooutdoor.com.br/do-leme-ao-pontal-individual.