Oscar Chalupsky, ao vivo, no Análise desta terça-feira (17)
Considerado uma lenda-viva da canoagem oceânica mundial, Oscar Chalupsky será o entrevistado do programa ... leia mais
Você conhece todo o litoral brasileiro de perto, para além daquele mostrado nas imagens publicadas em revistas, sites e propagandas de turismo?
Pois esse é o propósito do projeto Remando em Preservação desenvolvido pela Lemurian Expeditions: mapear o litoral brasileiro através da expedição 1700 km – Salvador > Rio de Janeiro. Um mapeamento cujo olhar será bem de perto, algo só permitido por uma viagem a remo e utilizando embarcações de raso calado. Este projeto se dará fundamentado por três pilares: o ambiental, o histórico e o cultural.
No contexto ambiental, o projeto Remando em Preservação é parceiro da Rebicop, uma rede liderada pela Drª Olívia Oliveira, diretora do Instituto de Geo-ciências da Bahia. A Rebicop vem monitorando e estudando o derramamento de óleo que atingiu todo o litoral do Brasil em 2019, e aplicando soluções em biotecnologias e remediações.
Durante o percurso, a expedição pretende monitorar e localizar via GPS, possíveis sinais de óleo oriundos do desastre de 2019, para que a Rebicop possa aprofundar suas pesquisas e ações práticas. O caiaque de Márcio Torres levará um sensor em seu casco, que medirá PH, temperatura, dentre outras informações sobre as águas ao longo do percurso entre as baías de Todos os Santos e a de Guanabara, importantes informações para estudos no laboratório da Rebicop.
O litoral brasileiro é riquíssimo em monumentos históricos e muitos deles estão em ruínas, abandonados. A Expedição Remando em Preservação– 1700 Km – Salvador > Rio de Janeiro permitirá a aplicação de um projeto científico produzido pelo graduando em História Márcio Torres, sob orientação do Dr. Alfredo Matta, professor de História da Bahia e Coordenador do curso de História da UNEB/UNEAD, instituição na qual Torres é aluno.
A pesquisa buscará contextualizar através dos monumentos históricos encontrados no percurso, a história do Brasil nesse litoral. Da ancestralidade aborígene, passando pelas primeiras expedições europeias e a formação da sociedade colonial portuguesa, até os dias atuais, entendendo ser a História chave para compreensão do Brasil contemporâneo. Nesse contexto, pretende ressaltar a importância da conservação desses monumentos para a preservação da memória histórica do povo brasileiro.
A dupla de navegadores Márcio Torres e Hamílton Souza produzirá imagens com suas câmeras “on board” para a websérie Remando em Preservação.
O foco será unir os dois pilares supracitados com as condições culturais oferecidas ao longo da viagem. Através das vivências da dupla com as comunidades de pesca, seus olhares fotográficos da natureza e observações quanto ao estado de conservação desse litoral. Tudo isso editado pelo excelente videomaker Marcelo Ritter.
A expedição sairá no dia 1º de novembro de 2021 da Baía de Todos os Santos, mais precisamente da praia do Porto da Barra, em Salvador, rumo à Baía de Guanabara, na prainha da Urca, Rio de Janeiro.