Clubes de Va’a do Kauai pedem socorro
As fortes chuvas que provocaram inundações severas na ilha havaiana de Kauai nos últimos dias causaram um ... leia mais
A Confederação Brasileira de Canoagem abriu dois editais de chamamento para a criação e formação de núcleos de desenvolvimento e base da Paracanoagem.
Os propósitos dos projetos são distintos, o Projeto DAPEP – Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Paracanoagem nas Entidades de Prática, visa o atendimento e suporte primário as entidades de prática que desenvolvem as bases nacionais, com o intuito de disseminar e massificar a modalidade em diferentes cidades.
O Projeto de Núcleos Regionais visa a criação de (05) cinco polos (um em cada região do país) que irão dar subsídios ao desenvolvimento do esporte nacional, onde o objetivo é além de fornecer materiais para o desenvolvimento regional do esporte, também ocorrerá fases de treinamento e avaliações que irão corroborar para a detecção e captação de novos atletas para a Paracanoagem.
Os dois projetos fazem parte de um dos pilares do Programa Desenvolvimento da Paracanoagem Brasileira – Estruturação de Núcleos de Treinamento – o qual por meio de diferentes áreas e departamentos espera alcançar novas propostas e ideias para que a Paracanoagem brasileira seja referencia no paradesporto nacional, sobretudo planejando ações pós Jogos Olímpicos de Tóquio.
“Estes projetos visam massificar, fomentar e sobretudo desenvolver a Paracanoagem Brasileira, pensando nos próximos ciclos paralímpicos, nos tornando referência nacional do paradesporto”, comenta Leonardo Maiola, Supervisor do Comitê de Paracanoagem.
Um dos objetivos destacados nestes projetos é a participação feminina, espera-se que ao menos 30% de mulheres participantes, além disto o mesmo número de pessoas precisa ter idade inferior a 25 anos.
“Precisamos cada vez mais oportunizar a prática da Paracanoagem a jovens e mulheres, pois em acordo com o nosso banco de dados, a entrada e o acesso a estas pessoas ainda está reduzido. Isso irá auxiliar na massificação, fato que corrobora na realização de uma captação e detecção de talentos para que em um futuro breve tenhamos novos atletas representantes do Brasil em eventos internacionais”, reforça Maiola.
As inscrições dos projetos estarão abertas entre os dias 17 de junho de 2021 e 04 de julho, sendo que a remessa da documentação deve ser encaminhada para o e-mail leonardo.maiola@canoagem.org.br e posteriormente deve ser franqueada pelos correios dentro desse prazo, todas os requisitos estão disponíveis nos editais descritos no corpo a reportagem.
Fonte: CBCa