Atletas de Aura 4: estrutura e organização

Compartilhe
Lena Guimarães Ribeiro
A campeã pan-americana de SUP, Lena Guimarães Ribeiro, é um exemplo de atleta Aura 4. Foto: Reprodução

E hoje é dia de falar da vibração que é regida pela pura emoção, mas que, orientada pelo coração, busca estrutura e bases concretas para buscar seus objetivos. A Aura 4 tem a mesma natureza da Aura 2 mas, ao invés de colocar como imprescindível no seu equilíbrio a cooperação, essa vibe procura estrutura, segurança, confiança.

Na Aura 4 encontramos Seres passionais, mas muito organizados. Sua história de vida é contada por muitas batalhas que foram muito bem estudadas e executadas com todo planejamento necessário. O Atleta de Aura 4 não “desce pro play” sem ter feito uma longa lição de casa.

Temos aqui atletas com carreiras que costumam ser longevas e organizadas:  Sebastian Brendel (Canoagem), Djocovich (Tênis), Nino Schurter (MTB XCO). Aqui no Brasil, temos Lena Guimarães Ribeiro (SUP) e Gabriel Medina (Surf), representantes dessa vibe que sempre constrói legados, faz do esporte algo maior, atingindo de forma consistente o social.

Pessoas de Aura 4 têm dons empresariais – conseguem estruturar seus projetos para que tenham retornos materiais e, ao mesmo tempo, se tornem seguros de si. A Aura 4 pertence ao Elemento Fogo, ela é Emocional – o que traz histórias de vida com muito trabalho, dedicação-  sempre buscando seus sonhos de forma afetiva, porém com os “pés no chão”.

Atletas de Aura 4 – e estrutura e organização

Como já vimos, no:

  • Atleta de Aura 1, a batalha é sempre da pessoa com ela mesma;
  • Atleta de Aura 2, a batalha é da pessoa com alguém que tenha uma forma de cutucar, instigar ou motivar positiva ou negativamente;
  • Atleta de Aura 3, o desafio é encontrar as fontes de inspiração para atingir seus objetivos e conseguir manter a atenção e o equilíbrio mental durante todo o evento competitivo;
  • O Atleta de Aura 4 vai ter como fonte de inspiração questões afetivas combinadas com necessidades materiais/ estruturais, por exemplo: querer ser campeão para das uma casa para a mãe, para melhorar a vida da sua família.  Um atleta de Aura 4 dificilmente faz planos de forma egocêntrica, ele conta com todas as relações importantes que estão à sua volta e quer sempre retribuir.

Hoje quero entrar mais a fundo no Mapa Numerológico da nossa fantástica Lena Guimarães, aproveitando para mostrar como ela estruturou sua carreira vencedora no SUP no momento certo do seu Mapa Numerológico Natal.

Lena possui em seu Mapa não somente sua Aura vibrando no 4, mas também seu Sonho (forma de tomar decisões) e sua Expressão (maneira como se coloca em público).

O 4 é também o portal da incansabilidade, da capacidade de trabalho, da resiliência – muitos ciclistas de estrada possuem essa vibração nos seus mapas, e as principais atletas da Elite do XCO até 2018 eram Almas 4 que forma responsáveis por colocar as mulheres em patamar de igualdade dos homens nessa modalidade, até então, muito machista.

Uma Aura 4 em desequilíbrio vira um ser que precisa ter segurança e confiança de que vai dar conta do recado da forma mais primitiva: com os excessos. Nas pessoas comuns, temos os transtornos psíquicos na busca de controle (Transtorno Obsessivo Compulsivo é muito comum), é uma busca por controlar tudo que o cerca que isso o torna uma pessoa cheia de regras e controles. No esporte, o atleta pode pender para excessos nos treinos, como se isso fosse dar a segurança de que ele vai dar conta do recado.

Na década de 90, atendi uma grande corredora de aventuras que, na época, vivia quadriplicidade de 4- ninguém era capaz de gerenciá-la, orientá-la. Vários treinadores tentaram passar planilhas de periodização, mas era impossível.

A atleta tinha a capacidade de fazer treinos longuíssimos, bem malucos e exaustivos: uma vez, ela precisava remar por 3 horas, mas não tinha como ir para nenhum lugar com água.

Sabe o que ela fez? Pegou uma escada, colocou sobre a piscina e ficou 2 horas remando para um lado e, depois mais duas horas remando para outro… Ah, o acréscimo de mais 1 hora de treino veio de dentro dela, por achar que aquele exercício improvisado precisava ser compensado com mais tempo… Para o 4 em desequilíbrio, o maior esforço nunca é o suficiente… O corpo precisa sentir o suor, a dedicação extrema, para ficar tranquilo de que ele vai dar conta.

Atletas de Aura 4

As Auras 4 se desequilibram quando estão fazendo algo que não traz segurança e estrutura material. Essas pessoas buscam sempre previsibilidade, então precisam ter rotinas estabelecidas, pessoas estáveis na sua equipe (nada de técnicos ou preparadores imprevisíveis, que ficam mudando o plano de treinos do nada).

Quando uma regra / expectativa é quebrada, o alicerce de confiança é abalado, e aí o Atleta de Aura 4 começa a duvidar de si mesmo e de tudo o que o cerca. Nesse movimento, sua Aura entra no “modo segurança”, mandando mensagens através do corpo para que a pessoa busque algo que traga de volta sua estrutura e autoconfiança.

No caso dessa Aura 4, o corpo reage com intensidade alta: surgem doenças malucas, de difícil diagnóstico, acidentes inesperados, ferimentos inexplicáveis e até anemia – o corpo quer que o indivíduo páre tudo e se reestruture, traga de volta a força interior para prosseguir. Nada de “trocar o pneu com o carro em movimento”. Para outras pessoas nessa vibração, o desequilíbrio vem através de perturbações mentais / emocionais – depressão, melancolias, pânico.

Atletas de Aura 4

Todas essas manifestações refletem a necessidade da pessoa buscar relações e ambientes organizados, com estrutura – é sempre uma questão de confiança, de sentir que tem bases sólidas para existir.

Esses atletas buscam a solidez nos treinos, no seu processo evolutivo para chegarem vitoriosos ao final de uma competição. Tudo precisa ser muito palpável, concreto, provado empiricamente.

Atletas de Aura 4

Lena é uma forte representante desses atletas incansáveis, obstinados. Ao analisar sua evolução no SUP, ficou muito clara a importância desse esporte em sua missão de vida.

A atleta, nutricionista, educadora física, professora e mãe vive um ciclo produtivo em 4, que leva a pessoa ter experiências de muito trabalho na busca da estabilidade de vida tanto material como emocionalmente. É uma fase para desenvolver a auto-confiança e não a necessidade de controlar tudo e todos. Momento para fazer seu pé de meia e ter a tranquilidade material para realizar seus projetos.

Como uma sábia Alma 9, Lena é multitarefa por natureza. Seu caminho do destino em 6 a leva a fazer tudo através do coração, do amor verdadeiro. Para aumentar ainda mais sua queda pela competição, ela possui também um Número Poderoso 1, que faz com que ela tenha que exercitar o seu poder individual sem se desconectar do seu coração. Traduzindo: fazer só o que se ama e com quem ama para sentir que a cada dia ela está melhor, evoluindo.

A composição de um grande atleta inclui a capacidade de perceber o ambiente e a si mesmo para as tomadas de decisão antes, durante e depois de uma prova. Em esportes de alto nível, centésimos de segundos fazem muita diferença, e Lena tem a Intuição muito forte como guia, já que possui Temperamento em 9. Outro fator de diferenciação é seu Temperamento em 5, que faz com que seu corpo esteja acima da sua mente. A sua vitória no Panamericano de 2019 mostra essa combinação perfeita entre emoção e corpo.

Nesse dia, Lena vivia seu Ano da Verdade (AP8), estava em um trimestre que colocava suas realizações em evidência (TRI5), estava em um mês do seu destino (Mês 6) e o dia 28 tinha a vibração da sua Energia Vital, também do número da sua realização 5. Quer dia mais forte que esse?!

Analisando os últimos 10 anos da atleta, vemos que realmente ela passou por um processo evolutivo digno de uma Aura 4: 2013 a 2015 ela se transformou energeticamente através dessa nova modalidade esportiva, aprendendo a como usar seu corpo para ser eficiente energeticamente, para não dispender energia à toa. Ajustou sua técnica e suas expectativas com relação ao esporte, viu que podia crescer e muito.

Aos 35 anos, ela passa pelo “Ano da Transformação”, seu AP5 que trouxe a consolidação da sua técnica, da sua Autoexpressão como atleta, e o primeiro título de Campeã Brasileira Pró SUP. O ano seguinte alinhou corpo, alma e criatividade ao seu coração e, novamente, obteve o título de Campeã e a certeza de que estava fazendo o que realmente ama. Em 2018, aos 37 anos o campeonato brasileiro também é conquistado, onde o principal aprendizado foi um fortalecimento da sua Individualidade e de um reconhecimento da necessidade de exercer o lado Educador da sua Alma 9.

2019, ano da conquista do Panamericano, Ano 8 para Lena, teve como principal aprendizado uma expansão da sua consciência e da sua capacidade criativa para que ela pudesse enxergar quais os próximos passos, quais os próximos projetos e qual seria a sua maneira de se posicionar socialmente. Lembro de ter entrevistado Lena para as lives que fiz com o João Castro aqui no Aloha e de ter ouvido dela de que já estava envolvida com projetos que não tinham nada a ver com sua carreira de atleta.

Sim, o esporte é parte importante da sua história de vida, mas ela tem objetivos maiores.

De 2020 para 2021 Lena entrou em um Renascimento, que significa uma vida dentro dessa vida que pede para que ela descubra um brilho ainda maior que existe nela para iluminar o seu legado. Além de ser a porta-voz do Esporte frente às entidades / Confederações. Ela deve buscar um novo reencontro com sua essência para replanejar seu novo ciclo de 9 anos que vai trazer ainda mais brilho à sua jornada.

O que ela vai fazer? Ainda não sabemos, mas tenho certeza de que vão ser coisas extremamente importantes e que terão expressão através de Entidades, Instituições, Organizações dentro e fora do esporte.

Que bons ventos continuem te iluminando na sua jornada, Lena!

Respect!

Namastê

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp.

Compartilhe