Edição de 2021 do Desafio de Salvador – Morro de São Paulo é cancelada
Organizadores da tradicional prova de travessia Desafio de Canoagem Salvador - Morro de São Paulo ... leia mais
Já faz um tempo que não escrevo ou posto vídeos por aqui. Mas, prometo, na medida do possível, voltarei a lançar alguns conteúdos relevantes! Hoje, quero falar sobre o planejamento de treinos
Dessa forma, vou compartilhar alguns momentos que estou passando com meu clube Maui Va’a e que podem ser proveitosos para você, remador, ou líder de base.
Acredito que grande parte dos remadores no Brasil estão tentando se organizar para competir em algumas provas previstas para o segundo semestre desse ano. Em nosso planejamento estão o Iron Va’a, Volta à ilha de Vitória e as etapas do estadual.
Quando falamos em competição, lembro de uma palavra chave que o Rogerio Mendes me ensinou na época que competíamos pela Tahoe: planejamento!
Uma palavra que todo atleta precisa conhecer e executar muito bem, pois se traçarmos os objetivos e buscarmos os meios para alcançá-los, no dia da prova basta seguir o script.
O nosso clube Maui é relativamente novo, fazendo dois anos em julho. Digo “nosso”, porque tenho a imensa felicidade de ter como sócio ninguém menos que Sebastian Cuattrin, finalista olímpico e medalhista em diversos campeonatos internacionais, atual Gerente Geral de Desenvolvimento da Federação Internacional de Canoagem.
A grande maioria dos nossos alunos nunca tinha remado em uma canoa antes. Começamos e ainda estamos fazendo um trabalho de base para consolidar uma remada técnica e eficiente. Atrelado a esse processo, também buscamos uma identidade de remada.
Nossos alunos têm o diferencial de contar com uma planilha específica para cada objetivo. Todo treino conta com estímulos diferentes e seguem um crescente em relação às semanas anteriores. Ninguém melhor do que o próprio Sebastian, responsável por construir tais planilhas, para explicar como funcionam:
“O treinamento sistematizado e planejado com objetivos claros e metodologia adequada é o que vem produzindo o constante desenvolvimento dos nossos alunos.
Para treinar e ter resultados, temos uma programação sistematizada de trabalho com microciclos e macrociclos, adequando volume e intensidade aos objetivos propostos. Além disso, é indispensável a busca pela excelência na realização em todos os aspectos físicos e técnicos.
Os microciclos são constantemente avaliados com a ajuda da tecnologia e de uma constante e minuciosa análise de dados que conta até com a estatística para apresentar os resultados.
Tudo isso é levado em conta no momento da planificação e montagem dos programas de treinamento dos nossos alunos”, esclarece Sebastian.
Por mais que existam alunos que não buscam competir ou performar, o PLANEJAMENTO está presente em todos os nossos treinos, sendo a evolução resultado inevitável para todos.
Ao final da matéria, imagens gravadas no nosso último longão. Sábado é o dia que o clube roda uma maior quilometragem e também aproveita para testar possíveis formações, espero que gostem!
Por fim, fica a dica: a evolução constante exige planejamento, planejem-se!
Agradecimento especial a Lands e Rafel Altoé, por disponibilizarem o barco para filmagem e Guilherme Almeida pelas fotos incríveis.