Desafio SUP 2021 agita as águas do RJ

Compartilhe
Largada da prova em um belo domingo de sol na praia de Copacabana. Foto: Mike Shaldy

Após um sábado intenso com as disputas do Leme ao Pontal de va’a, no domingo (28), foi a vez dos remadores de SUP Race entrarem em ação com as disputas do Desafio SUP 2021.

A competição, organizada pelo atleta Jorge Soares, e que contou com o apoio da Federação de stand up paddle do Rio de Janeiro – FESUPRJ, foi uma prova de endurance sem validade para o circuito estadual, mas muito importante para o fomento do SUP Race no estado.

Todos os atletas receberam medalha de finisher, lycra de manga comprida, máscara e açaí e os primeiros colocados premiação em dinheiro.

A prova teve uma distância de 11 km com largada e chegada nas proximidades do Posto 6 de Copacabana.

Os competidores remaram por toda extensão da praia, até o Leme, para em seguida contornarem a Ilha de Cotunduba e retornarem ao ponto da largada.

André Paiva rumo à Ilha de Cotunduba tendo o Pão de Açúcar ao fundo. Foto: Reprodução

O mar apresentou condições muito boas de remada, principalmente após a largada, ao longo da orla de Copacabana, com pouca ondulação e ventos mais amenos.

Porém, ao se aproximarem da ilha de Cotunduba os competidores enfrentaram condições bem mais desafiadoras, com muito mais ondulação vindo de diferentes direções por conta da proximidade com a encosta do Leme e o costão da ilha.

Na volta, o vento passou a soprar mais forte e na direção contrária, trazendo mais um grau de dificuldade e fazendo jus a seu nome: “Desafio SUP 2021”.

Na categoria Masculino, que contou com quase 30 remadores na mesma raia, a vitória ficou com Márcio Adriani, que competiu em casa e mostrou muito conhecimento do pico, além do vigor nas remadas.

Vindo diretamente de São Vicente (SP), o veterano André Paiva fez bonito, conquistando a segunda colocação na prova.

E fechando o pódio, outro local de Copa, Vitinho “P6”, na terceira colocação.

desafio sup RJ
Finalistas SUP Race Masculino, da esq. para dir.: André Paiva (2º), Márcio Adriani (1º) e Vitinho P6 (3º). Foto: Reprodução

Entre as mulheres do Profissional, apesar da participação mais reduzida, as disputas foram muito emocionantes.

A campeã Paula Rodrigues, de Paraty (RJ), chegou praticamente empatada com Adriana Saraiva (RJ) e só garantiu a vitória na corrida na areia.

Vindo diretamente de Rio das Ostras (RJ), Paty Mesquita, outra atleta com larga experiência nas competições de SUP Race, fechou o pódio do Profissional feminino na terceira colocação.

Paula Rodrigues, campeã da categoria Feminino

Jorge Soares, que além de organizar, participou da prova da prova como atleta, acredita que essa aproximação com os competidores é fundamental:

Além de fazer a junção da galera para participar da prova, a idealização e a concretização, eu também participo como atleta. De todas as competições que eu realizei até hoje, eu também participo como atleta. Então, pra mim é um pouco mais do que organizar. Estou ali participando com a galera.

Por isso eu não se sinto como organizador, mas como um ‘catalizador’, alguém que agrega valores a uma disputa buscando fazer com que o atleta seja o centro e o objetivo principal da competição. Nunca quis perder essa visão e uma maneira de manter isso é sempre participar.

Então acredito que isso seja o grande diferencial. O fato de estar sempre participando me dá essa visão mais próxima. E após concluir minha prova, volto pra água com a equipe de segurança para acompanhar os demais atletas que estão chegando.

Acredito que esse acompanhamento traz uma diferença grande para as provas que eu participo e que eu cataliso as pessoas para participarem também“, revela.

Competidores confraternizam nas areias de Copacabana. Foto: Reprodução

Desafio SUP 2021 | Resultados

SUP FEMININOTempos
1Paula Rodrigues1h  46m
2Adriana Saraiva1h  46m
3Paty Mesquita1h 53m
4Maria Clara  1h 53m
5Úrsula Schumm      1h 54m
6Joelma         2h 00m
7Carol2h 30m
8Eliane         2h 52m
9Claudia      2h 58m
10Suraya    3h 30m
SUP MASCULINOTempos
1Márcio Adriani   1h 21m
2André Paiva         1h 22m
3Vitinho P6            1h  23m
4Jeferson Still    1h  27m
5Daniel Andrade 1h  29m
6Raphael Laporta 1h  33m
7Luís Antônio        1h 35m
8Juan Couto           1h 39m
9Ronaldo                 1h 46m 
10Francisco Burnier1h 52m
11Jorge Soares        1h 55m
12Charles Nabil        1h 56m
13Alain Cayeux        2h 01m
14Leonardo Grandi 2h 02m
15Anselmo Chin     2h 09m
16John                       2h 11m
17Falcão                   2h  12m
18Rafael Costa       2h  27m
19Marcelo                2h  52m
20RobertoMelchior2h  54m
21Francisco Veleda2h  57m
22Arlei  Cordeiro     2h  57m
23Moises                 3h  04m
24Rubinho Babo    3h  05m

Vídeos | Imagens Mike Shaldy – @shaldart

Compartilhe