
Mundial de Sprint Va’a | Brasileiros disputam finais no Taiti
Após um final de semana com disputas intensas na 18º edição co campeonato Mundial de V’a Sprint, os ... leia mais
Rebatizada de Eco Pantanal Extremo, a prova este ano não foi realizada dentro do formato de maratona, mas em distância padrão para provas Long Distance, sendo dividida em três categorias: Iniciante, Race Amador e Race Profissional.
Ao contrário das edições anteriores, este ano o evento não foi válido como etapa do Brasileiro e teve um foco maior em categorias amadoras e iniciantes, porém, a já conhecida excelente estrutura oferecida pelos organizadores, somada à boa premiação, oferecendo um prêmio de R$ 2 mil (dois mil reais) aos primeiros colocados, atraíram grandes nomes da elite do stand up paddle brasileiro.
Os iniciantes encararam um percurso total de 2 km, com duas voltas em uma raia de 1 km, com largada e chegada na Prainha do Porto Geral de Corumbá. Na Race Amador o circuito foi de 4 km. No masculino são duas voltas (totalizando 8 km) e no feminino apenas uma volta.
A Race Profissional foi realizada em duas voltas no feminino (totalizando 8 km) e três no masculino (12 km), on, os primeiros colocados, tanto no masculino quanto no feminino, receberão um prêmio de R$ 2 mil (dois mil reais).
Na Race Profissional, a disputa foi intensa e muito equilibrada. Na chegada, apenas poucos centímetros separaram o primeiro colocado do vice campeão. Luiz Guida “Animal” conquistou o primeiro lugar, David Leão em segundo, Guilherme dos Reis em terceiro, Arthur Carvalho na quarta posição e Ivan Ortega, de Corumbá, fechando o pódio.
Já entre as mulheres Jessika “Moah” conquistou a vitória de forma mais tranquila, seguida por Monica Luchner, em segundo, Julia Florentino, em terceiro, Juliana Reis, em quarto, e Tatiana Borges completando o pódio na quinta colocação.
Os atletas da cidade fizeram bonito no evento, promovido pela Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundação do Desporto de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). Na categoria Race Amador Masculino, o pódio foi completamente formado por atletas da terra, os pratas da casa dominaram a categoria.
Pedro Fonseca foi o campeão, Luiz Paulo Freitas ficou em segundo, Orlando de Oliveura em terceiro, Alexandre Luiz Muller em quarto e Allan Luiz da Silva Hassan completando o top 5 da categoria. No Race Amador Feminino, o título ficou com Maite Ferreira, Caroline Alves em segundo, Nathalie Luz na terceira posição, Keila Xavier em quarto e Eloiza Matos em quinto.
Na categoria iniciante masculino, Luiz Paulo ficou com a primeira posição, Alexandre Vinicius em segundo, Wesley Ricardo em terceiro, Bismark Rosales em quarto e João Luiz Freitas fechando na quinta posição. Na mesma categoria, mas modalidade feminina, Michele Menegat ficou com o título, Patricia Cristina em segundo e Juliane Gonçalves em terceiro fechando o pódio.