Direto do Molokabra, Oscar Chalupsky fala sobre o downwind cearense
Passando uma temporada em Fortaleza, para competir e ministrar clínicas no Molokabra 2021, Oscar ... leia mais
Salvador (BA) será palco do primeiro Campeonato Pan-americano de Canoagem Oceânica da história a ser realizado em águas brasileiras. O evento acontecerá entre os dias 07 e 08 de dezembro.
O evento surge depois que a modalidade passou a ter representatividade continental com a criação de um comitê dentro da Confederação Pan-Americana de Canoagem.
Internacionalmente conhecida como “Canoe Ocean Racing”, que tem o Surfski como modelo mais usado entre os adeptos, a modalidade ganha representatividade nas Américas e com a criação de um comitê da Canoagem Oceânica, oficializado durante os Jogos Pan-americanos, em Huacho, Peru, em eleição aclamada por todas Federações, sendo o brasileiro Jefferson Sestaro escolhido como chairman da modalidade na COPAC – Confederação Pan-americana de Canoagem.
Em candidatura única, a cidade de Salvador apresentou o projeto que já vinha trabalhando para sediar a 3ª e última etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica 2019 e saiu vitoriosa, através da escolha das Federações envolvidas.
Jefferson Sestaro comenta:”Temos muito potencial tanto dos atletas quanto da raia pra competição. É a grande oportunidade de colocarmos cada vez mais o Brasil no cenário mundial do esporte. Realizamos no Brasil, em 2017, o primeiro Campeonato Sul-americano e agora iremos realizar o primeiro Pan-americano. Quem sabe um dia a gente possa fazer também um Mundial “.
Com a definição da sede do Pan, o evento será organizado através da Galeria Vivá – Salvador (BA), comandada pelo remador Bruno Machado, contando com apoio de empresas e poder público local. A ideia é que o percurso seja de Farol à Farol (Farol da Itapuã ao Farol da Barra) totalizando aproximadamente 23 km de mar aberto, no formato ponto a ponto, e dependendo das condições, terá “downwind” para os atletas que é quando os atletas se aproveitam das ondas formadas pelo vento para navegar em alta velocidade.
Bruno Machado, que também preside a Abaski – Associação Baiana de Surfski, comenta:
“A entidade junto à Prefeitura de Salvador através do Vereador Duda Sanches e do presidente da Saltur, Isaac Edington, apostam no sucesso do evento, confiantes no potencial da nossa Baía de todos os Santos, realizando em uma raia paradisíaca e calorosa, com um downwind, largando do farol de Itapuã até o Porto da Barra, como também no detalhe particular do povo Baiano que é recepcionar calorosamente a todos que vem de fora”.
Bruno finaliza dizendo: “Ficamos muito felizes e agradecidos pela oportunidade e que venha o Pan”.
No site oficial do I Campeonato Pan-Americano de Canoagem Oceânica de Salvador você encontra mais informações do evento, bem como o cronograma e a página de inscrições.
Para acessar o site clique AQUI.
Clique AQUI e confira o calendário de eventos de water sports mais completo do Brasil.