Vídeo: Assista aos melhores momentos da Fort Boyard Challenge
Vídeo mostra os melhores momentos da Fort Boyard Challenge, tradicional prova francesa de downwind que ... leia mais
ALOHA SPIRIT FESTIVAL ILHABELA
Em 2018, durante a etapa do Aloha em Cabo Frio, Chris Parker, editor do site SUP Racer e dirigente do circuito mundial “The Paddle League”, que viajou ao Brasil para ver a prova de perto, foi enfático: “Este foi o maior campeonato de SUP do mundo que vi em 2018!”.
Parker tem conhecimento de causa para fazer tal afirmação. O jornalista e editor do mais influente site especializado em SUP Race do mundo passa o ano inteiro cobrindo competições internacionais ao redor do globo.
Quando informado de que a etapa de Ilhabela tradicionalmente reúne ainda mais remadores Parker disse: “Mal posso esperar para ver isso de perto!”.
Este ano, quem estiver em Ilhabela, poderá conferir de perto grandes nomes do circuito mundial The Paddle League remando lado a lado dos maiores nomes do Brasil. Acrescente esse fato aos sucessivos recordes do Aloha em número de participantes, ano após ano, e temos a expectativa de realizar em águas brasileiras uma das cinco maiores competições de SUP Race do mundo em 2019.
Quando: 13 a 14 de abril.
Local: Ilhabela, SP.
CAROLINA CUP
Anualmente a Carolina Cup atrai milhares de remadores para Wrightsville Beach, na Carolina do Sul (EUA) e, entre eles, nomes de peso do cenário mundial.
O evento é disputado em diversas categorias, níveis, e engloba outras modalidades, o que lhe confere o status de “Festival”.
Este será seu oitavo evento consecutivo e a Carolina Cup tem crescido continuamente a cada ano. De 400 inscritos em 2012, a prova ultrapassou os mil inscritos a partir de 2016 e quer romper a barreia dos 1500 em 2019.
Quando: 24 de abril.
Local: Wrightsville Beach, Carolina do Norte (EUA).
PPG – PACIFIC PADDLE GAMES
Herdeiro direto da icônica Battle of the Paddle, o Pacific Paddle Games (ou simplesmente PPG) é o evento mais aguardado do ano e considerado por muitos o “maior de todos” em “todos os sentidos”.
Isso porque além de há anos romper a barreira dos mil inscritos, é a prova que atrai o maior número de atletas de alto nível do mundo em uma mesma raia. Por isso atrai tanta atenção e respeito. O PPG seria o equivalente à “Copa do Mundo do stand up paddle”.
O evento oferece competições amadoras, profissionais, em diversos níveis e categorias, bem como uma enorme feira ligada ao stand up paddle e uma grande zona de demonstração, onde toda a família pode testar equipamentos das mais diversas empresas do segmento.
Quando: 12 e 13 de outubro.
Local: Doheny State Beach, Califórnia (EUA).
CANAL SUP CROSSING
Até pouco tempo esse era um evento pouco conhecido fora da Grécia, porém, quando as fotos começaram a viralizar pela internet, cada vez mais e mais remadores de todo mundo demonstraram interesse em fazer parte desta prova.
O canal de Corinto, raia da prova, é um canal de navegação que liga o golfo de Corinto com o mar Egeu. A vista é incrível, mas remar por lá é proibido durante todo o ano, exceto um único dia, quanto é realizado o Canal SUP Crossing.
Esse apelo, somado à beleza única do lugar e a uma boa premiação, tornaram esta uma das mais disputadas provas do mundo. Em 2018 foram mais de 500 inscritos e para esse ano a organização espera mais gente ainda.
Quando: 29 de setembro.
Local: Corinto, Grécia.
PARIS SUP OPEN
Essa prova recebe o título de maior do mundo em número de participantes desde 2017. A cada ano, centenas de remadores reúnem-se em Paris para fazer parte dessa grande festa do remo.
Assim como acontece na prova do canal de Corinto, na Grécia, remar no Sena não é permitido em quase todo ano e isso só aumenta o desejo dos participantes em fazer parte dessa prova, sem se importar com o frio intenso do mês de dezembro.
O percurso de 10 km ao longo do Rio Sena, passa por vários pontos de referência parisienses, incluindo a Torre Eiffel e a Catedral de Notre Dame. Com vistas verdadeiramente deslumbrantes sob um ponto de vista único.
Em 2018, devido à onda de protestos em Paris, muitos competidores acabaram por desistir de participar e os organizadores não conseguiram quebrar o recorde de mil participantes na mesma raia de prova, marca que eles esperam alcançar em 2019.
Quando: Mês de dezembro ainda sem dia definido.
Local: Paris, França.