Remadas transcendentais no lago Titicaca, Peru

Compartilhe
Canoa polinésia Peru
Visitar o Titicaca vai muito além de uma mera viagem, pois se trata de um reencontro a nossas origens. Foto: Reprodução

Com aproximadamente 3.811 metros de altitude em relação ao nível do mar, o lago Titicaca, no Peru, é conhecido por ser o lago navegável mais alto do planeta e está localizado no topo da Cordilheira dos Andes, na divisa com a Bolívia.

O Titicaca é também o maior lago de água doce da América do Sul e, por conta de sua beleza geográfica e águas totalmente navegáveis, é um dos destinos turísticos mais procurados do Peru.

A beleza e riqueza da região não se resume apenas à a imensidão de águas azuis e toda a natureza exuberante que o lago. Há algo a mais, inexplicável nesta região, e que só pode ser sentido e vivenciado através do contato com seus habitantes, suas tradições, lendas, sabores e história.

Canoa polinésia Peru
Amanhecer no Titicaca. Foto: Reprodução

Visitar o Titicaca vai muito além de uma mera viagem, pois se trata de um reencontro a nossas origens, uma elevação espiritual e muito provavelmente uma aventura extraordinária aventura jamais vivida.

Aos poucos, e com o crescimento dos water sports, a região tem sido cada vez mais procurada por praticantes de stand up paddle e canoa polinésia e há, inclusive, um clube de va’a que promove remadas e passeios por suas águas.

A região vem sendo cada vez mais procurada por praticantes de SUP e Va’a. Foto: Reprodução

Para conhecer o Lago Titicaca, a cidade de Puno é o ponto de partida para os visitantes, que navegam pelo lago e experimentam grandes momentos com os povoados locais.

O lago possui mais de quatro dezenas de ilhas, porém algumas delas são de visitação obrigatória.

Principais ilhas do Lago Titicaca

Em Los Uros, a incrível ilha feita de Totora, a imersão cultural é completa. Foto: Reprodução

LOS UROS: São as famosas ilhas artificiais e também o nome do povoado que habita estas ilhas. Estudos afirmam que este povoado está na região antes mesmo da era pré-colombiana e construíram as ilhas para garantir sua segurança. A principal matéria prima para construção e manutenção de Los Uros é a totora, vegetação típica do país e o mesmo material usado nos famosos “Caballitos” que povoam o litoral do país há séculos, mas esta é uma outra incrível história que falaremos futuramente…  A técnica de construção e manutenção da ilha é milenar e segue passando de geração a geração.

ILHA DO SOL: Do lado Boliviano, é tida como sagrada por seus habitantes. Segundo a lenda andina, o Deus Sol instruiu seus filhos a procurarem um lugar ideal para seu povo habitar e o local escolhido teria sido esta ilha.

ILHA DA LUA OU “QUATI”: Situada no lado boliviano, é considerada a segunda ilha dos incas. Nesta ilha se encontra “INAK UYU”, o ‘Palácio das Virgens’. No passado, era lá que meninas aprendiam artes e tecelagem até serem escolhidas para casar com um Inca.

Canoa polinésia Peru
Island Camping Titicaca. Foto: Reprodução

ILHA TAQUILLE: Localizada no lado peruano, esta incrível ilha chega a 4000 metros de altitude e para acessar a parte principal é preciso subir uma escadaria de mais de 560 degraus. Essa subida vale muito a pena já que a vista privilegiada da imensidão do Titicaca é espetacular. Os nativos ainda falam o Quéchua e sobrevivem da pesca, agricultura, da tecelagem e do artesanato. A comunidade vive em um ambiente totalmente coletivo e de ajuda mútua, no qual o principal sistema econômico é o escambo.

ILHA AMANTANI: Mais uma ilha imperdível no lado peruano, nela se encontram os templos Pachatata e Pachamama, consagrados ao respeito e à adoração à Mãe Terra. Além de toda beleza natural, da vista e da receptividade de seu povo, a ilha parece emanar uma energia sem igual, tão poderosa, que passou a ser chamada de “Ilha do Amor”.

Conheça o Titicaca através de remadas épicas

Remar pelo Titicaca é um experiência transcendental. Foto: Reprodução

Com o objetivo de proporcionar esta experiência fantástica para os amantes dos paddle sports, a Widex Travel fechou desde 2019 uma parceria com a Row Peru para viabilizar pacotes para conhecer o lago Titicaca com remadas em Canoa Polinésia e SUP, respeitando todos os protocolos de segurança e distanciamento social exigidos em tempos de pandemia de Covid-19.

Os pacotes incluem passagens aéreas, passagens rodoviárias, locação de automóveis e hospedagens de acordo com a necessidade do remador além de, claro, oferecer opções épicas de remada.

Para mais informações e cotações favor entrar em contato com a Widex Travel, solicite o orçamento por e-mail widex@widextravel.com.br ou pelo Telefone e Whatsapp Business 11 3565-1260.

Compartilhe